Biologia, perguntado por clcleaeasimoesvida, 1 ano atrás

qual a funcao do ciclo de Krebs? quais os produtos gerados apartir desse processo? indique o saldo

Soluções para a tarefa

Respondido por Joooy
2
O ciclo de Krebs, tricarboxílico ou do ácido cítrico. Hoje ele é conhecido como Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos, em inglês, TCA. Corresponde a uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo.Descoberto por Sir Hans Adolf Krebs (1900-1981).O ciclo é executado na matriz da mitocôndria dos eucariontes e no citoplasma dos procariontes. Trata-se de uma parte do metabolismo dos organismos aeróbicos (utilizando oxigênio da respiração celular); organismos anaeróbicos utilizam outro mecanismo, como a fermentação lática, onde o piruvato é o receptor final de elétrons na via glicolítica, gerando lactato.1O ciclo de Krebs é uma rota anfibólica, ou seja, possui reações catabólicas e anabólicas , com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.Este ciclo inicia-se quando o piruvato que é sintetizado durante a glicólise é transformado em acetil CoA (coenzima A) por acção da enzima piruvato desidrogenase. Este composto vai reagir com o oxaloacetato que é um produto do ciclo anterior formando-se citrato. O citrato vai dar origem a um composto de cinco carbonos, o alfa-cetoglutarato com libertação de NADH2, e de CO2. O alfa-cetoglutarato vai dar origem a outros compostos de quatro carbonos com formação de GTP, FADH2 e NADH e oxaloacetato.Após o ciclo de Krebs, ocorre outro processo denominado fosforilação oxidativa.
Respondido por Adriellearaujo
2
O Ciclo de Krebs dará continuidade ao processo de respiração celular que teve inicio na Glicólise. Os dois ácidos pirúvicos formados na Glicólise contém energia e serão degradados dentro da mutocôndria.
Em uma reação enzimática controlada, cada ácido pirúvico origina uma molécula de gás carbônico e uma acetilcoenzima A, a qual dará início ao Ciclo de Krebs. O ciclo se compõe de oito reações em seqüência, durante as quais a acetil-CoA será completamente degradada em duas moléculas de gás carbônico, elétrons energizados e íons H+, além da coenzima A, que se unirá a outro acetil. Os elétrons energizados e os íons serão utilizados para produzir ATP na cadeia respiratória.
Perguntas interessantes