Qual a função das glândulas exócrinas e endócrinas? cite os tipos
Soluções para a tarefa
Resposta: As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Além disso, glândulas exócrinas não se associam a vasos sanguíneos e apresenta um canal de excreção.
São vários os tipos, entre eles encontram-se a glândula suprarrenal, responsável pelo controle da pressão arterial, da frequência cardíaca, da produção de suor e doutras atividades que também são reguladas pelo sistema nervoso simpático. Outras seriam: glândula tireoide, responsável pelo equilíbrio do coração, do cérebro, do fígado e dos rins; glândula sebácea, responsável por secretar uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos; glândulas da mucosa do intestino grosso, responsável pela secreção de um muco, que lubrifica o bolo fecal, facilitando seu trânsito e sua eliminação; glândula submandibular, responsável pela produção da maior parte de saliva total liberada na boca; glândulas sudoríparas, responsável pela produção do suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas; glândula fígado, que é a maior de nosso corpo, responsável pela metabolização e armazenação de nutrientes; glândula pâncreas, responsável pela produção de insulina e de enzimas que ajudam à digestão, bem como de outras substâncias que regulam os níveis de açúcar no sangue e participam noutras reações metabólicas; epitélio glandular do estômago, responsável pela mixtão dos alimentos com ácido gástrico e pela divisão dos alimentos em partículas menores através da digestão química e mecânica. E muitas outras.
Já as endócrinas secretam substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. Mas há que se ter em mente que existem as chamadas glândulas mistas, que tanto se comportam de um, como de outro modo, no caso da tireoide, pâncreas e fígado, por exemplo.
Exemplos: glândula hipotálamo, responsável pela manutenção da homeostase, isto é, do equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino; glândulas ovários, responsável pela produção dos hormônios sexuais femininos e a produção e armazenamento dos óvulos; glândula testículos, responsável, à semelhança dos ovários (nas mulheres), pela produção das células da fecundação, os espermatozoides, e também são os principais responsáveis pela produção de hormonas masculinas, de onde se destaca a testosterona.