Química, perguntado por AlunaBrigadeiro123, 1 ano atrás

Qual a função da gravidade para a formação dos diferentes átomos? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por birinha59
1

De acordo com a cosmologia moderna, 300.000 anos após da criação do Universo, a temperatura baixou o suficiente para que se desse a síntese dos nucleotídeos, resultando na combinação das partículas elementares que formam os átomos. Entretanto, neste primeiro momento, só foram feitos dois tipos deles: o hidrogênio e o hélio, que são os mais leves.

Todos os demais elementos da tabela periódica foram sintetizados muito depois, ao longo de bilhões de anos, no interior das estrelas, por meio de fusão nuclear.

Onde a gravidade entra nesta história? A gravidade foi, simplesmente, fundamental.

Primeiro, quando esta nuvem primordial de gás hidrogênio e hélio se formou, foi a gravidade a responsável pela formação dos pontos de condensação que acabaram dando origem às estrelas.

Durante a formação de uma estrela, mais e mais gás vai se juntando, por atração gravitacional recíproca. E à medida que enormes quantidades de gás vão se juntando, a bola de gás vai ficando mais e mais pesada. E quanto mais pesada ela fica, maior é a pressão no seu interior. E com o aumento da pressão, aumenta a temperatura.

Até que chega um ponto, onde a temperatura central é tão grande, que a estrela acende.

Quando a temperatura atinge a casa das dezenas de milhões de graus, a energia cinética dos núcleos de hidrogênio e hélio é tão grande que vence a força de repulsão natural das cargas positivas permitindo que partículas em rota de colisão se aproximem e se combinem, formando elementos mais pesados.

Isto acontece em todas as estrelas.

As estrelas produzem, dentro delas, os demais elementos da tabela periódica, por fusão nuclear, devida às altas temperaturas no interior de seus núcleos. Estas altas temperaturas decorrem das elevadíssimas pressões, resultantes do peso exercido pela massa gigantesca.

Peso tem tudo a ver com gravidade.

E como os elementos sintetizados chegam até nós?

Algumas destas estrelas, dependendo de suas massas iniciais, e por conta de certos processos energéticos associados a estas reações de fusão, em determinado momento de suas vidas se tornam supernovas, explodindo e espalhando, pelo espaço, os elementos sintetizados dentro delas.

Quando a expansão da explosão esfriar e se condensar novamente, por gravidade, a matéria produzida poderá formar novas estrelas e, agora, planetas.

Em alguns deles, surgirá vida.

E, em pelo menos um, vida inteligente, como parece ter sido o nosso caso.

Esta explicação tá de bom tamanho?

Abração.

:-)

Respondido por gabrielamorip
0

A gravidade é importante para a formação de diferentes átomos porque contribui para a interação entre as partículas que os constituem, ou seja, a força da gravidade faz com que eles sejam possíveis.

Gravidade e átomos

A gravidade consiste na força que exerce sobre os corpos devido à deformação do espaço-tempo por um astro de grande massa. Sabe-se que a teoria mais aceita da origem do universo consiste no Big Bang, no qual houve uma grande explosão que deu origem ao espaço e à matéria.

A matéria, então, ao estar sujeita a forças e energia, foi se organizando e dando origem aos átomos, os quais consistem em agregados de elétrons, pósitrons, nêutrons.

Outra questão sobre átomos:

https://brainly.com.br/tarefa/42560847

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes