Qual a é a possibilidade de superar o senso comum
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Na história da filosofia, o problema do senso comum sempre foi um ponto de enorme importância e grandes debates. Os filósofos clássicos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, dedicaram-se a refletir sobre isso e situar esse tema dentro dos problemas que interessam à reflexão filosófica.
Grosso modo, o sentido mais profundo da expressão “senso comum” remete ao tipo de experiência que é propriamente humana, isto é, a experiência do sofrimento ou a experiência tradicional. Um dos elementos que tornam o homem diferente das outras criaturas é a sua capacidade de refletir sobre o sofrimento, de saber que vai morrer, que pode ser acometido por catástrofes, doenças, etc. A experiencia tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres falíveis. As tragédias antigas (tão valorizadas por Aristóteles) davam conta dessa experiência. A literatura moderna e contemporânea também o faz.
Sendo assim, o senso comum é o tipo de saber que busca fornecer orientação ao homem e não deixá-lo repetir os erros do passado. Por intermédio da experiência, o homem pode exercer virtudes, como a prudência e a paciência, e aprender a não se deixar levar por aventuras emocionais, que o desviam para a irracionalidade, bem como não se deixar levar por “sonhos racionais” de progresso a qualquer custo. Como disse o pintor espanhol Goya, “O sonho da razão produz monstros”.
Grosso modo, o sentido mais profundo da expressão “senso comum” remete ao tipo de experiência que é propriamente humana, isto é, a experiência do sofrimento ou a experiência tradicional. Um dos elementos que tornam o homem diferente das outras criaturas é a sua capacidade de refletir sobre o sofrimento, de saber que vai morrer, que pode ser acometido por catástrofes, doenças, etc. A experiencia tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres falíveis. As tragédias antigas (tão valorizadas por Aristóteles) davam conta dessa experiência. A literatura moderna e contemporânea também o faz.
Sendo assim, o senso comum é o tipo de saber que busca fornecer orientação ao homem e não deixá-lo repetir os erros do passado. Por intermédio da experiência, o homem pode exercer virtudes, como a prudência e a paciência, e aprender a não se deixar levar por aventuras emocionais, que o desviam para a irracionalidade, bem como não se deixar levar por “sonhos racionais” de progresso a qualquer custo. Como disse o pintor espanhol Goya, “O sonho da razão produz monstros”.
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O senso comum é uma visão de mundo ingênua e imediatista, e está presente em todas os locais, classes sociais, em pessoas de todos os cargos e funções, mesmo nos doutores nas cátedras das universidades, em pessoas que sabem e conhecem muitos fatos, muitas informações. Existe em diversas modalidades, das mais tímidas às mais irreverentes e, assim, é plural. Minha descrição é dos elemento em comum que o caracteriza em todas as visões de mundo.
É uma visão de mundo que se pretende autossuficiente: apresenta explicações para tudo. Possui fundamentos tão "sólidos" que as conclusões são concluídas de antemão: as certezas são absolutas, e dispensam provas ou demonstrações. Elas são "óbvias", "evidentes", e muitas vezes isso é tudo que elas têm. "Por que você acha isso?" - "Porque é óbvio!".
O senso comum tem plenas convicções porque "pensa" com os sentimentos. A pessoa "sabe", porque ela "sente" que isso é verdade. A verdade, portanto, deve corresponder aos seus gostos pessoais. Se não corresponderem, são os fatos é que estão equivocados.
É uma visão de mundo que se pretende autossuficiente: apresenta explicações para tudo. Possui fundamentos tão "sólidos" que as conclusões são concluídas de antemão: as certezas são absolutas, e dispensam provas ou demonstrações. Elas são "óbvias", "evidentes", e muitas vezes isso é tudo que elas têm. "Por que você acha isso?" - "Porque é óbvio!".
O senso comum tem plenas convicções porque "pensa" com os sentimentos. A pessoa "sabe", porque ela "sente" que isso é verdade. A verdade, portanto, deve corresponder aos seus gostos pessoais. Se não corresponderem, são os fatos é que estão equivocados.
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