qual a diferença você poderia nomear no estilo de vida entre os povos indígenas e os demais povos do mundo
Soluções para a tarefa
Resposta: --Aqui no Brasil, uma parcela dos indígenas vive em comunidades mais conhecidas como tribos. Essas comunidades organizam-se por meio de uma relação de parentesco ou por interesses comuns e são lideradas por um patriarca ou matriarca. De maneira geral, as comunidades indígenas são enxergadas por eles próprios como grupos que possuem relação de parentesco.
Os índios, em geral, têm uma relação de conexão direta com a natureza e não se enxergam como uma parte separada dela. Essa conexão é completamente diferente da relação com que o homem branco tem com o natural. Um importante representante dos Krenak, Ailton Krenak, conta que, para sua cultura, uma serra que fica próxima da sua aldeia de origem não é enxergada apenas como uma serra qualquer, mas sim como um ser que possui nome e personalidade.
Esse exemplo demonstra como a forma de enxergar o mundo e a natureza para os indígenas é diferente daquela a que nós estamos habituados. Apesar disso, os índios deixaram enormes contribuições para a cultura brasileira. Essas contribuições aconteceram em áreas como alimentação e linguagem e em muitas práticas do cotidiano.
Os índios ainda vivem de tudo aquilo que eles produzem e de tudo o que eles conseguem extrair da natureza. Alguns víveres, como mandioca e milho, são cultivados em pequenas roças. A caça e pesca também são importantes práticas no sustento desses grupos, embora existam determinados povos que não se alimentam de carne vermelha, por exemplo.
Atualmente, entre as maiores etnias indígenas do Brasil, estão as seguintes: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Guajajara, Yanomami, entre outras.