qual a diferença entre uma peça e uma historia de livros?
Soluções para a tarefa
Contar é uma forma de narrar concisa. Ao invés de descrever detalhes sobre o que está acontecendo, o escritor sintetiza em poucas palavras as informações que deseja passar para o leitor naquele momento da história.
Contar acelera o ritmo da narrativa e usa linguagem abstrata, permitindo ao escritor condensar um longo período de tempo em algumas poucas frases ou parágrafos. Contar ajuda o leitor a se orientar no enredo, apresentando apenas os detalhes mais importantes de um acontecimento. Contar é racional, explicativo, genérico.
Exemplo 1 – Foco no Personagem:
“Marta caminhava alegre pelo parque. Era a primeira vez que se sentia feliz de verdade.”
Exemplo 2 – Foco no Cenário:
“Era uma casa suja, com um jardim mal cuidado.”
Repare em como o escritor entrega as informações já digeridas para o leitor, como certos detalhes são deixados de lado, como ele descreve de uma forma genérica, no primeiro exemplo, o que a personagem está sentindo e, no segundo exemplo, a aparência de uma casa.
Mostrar evoca emoções.
Mostrar, por outro lado, diminui a velocidade da narrativa e usa linguagem concreta e detalhada para evocar imagens mais vívidas e sensações mais específicas, de forma a colocar o leitor dentro do universo da história. Mostrar é emocional, demonstrativo, específico.
Exemplo 1 – Foco no Personagem:
“Marta nunca havia usado os músculos do rosto daquele jeito. Sorrisos para ela eram como bocejos. Sua boca ganhava vida própria e espelhava os movimentos dos lábios das outras pessoas. Era um reflexo, um gesto social, uma forma de ser educada. Mas naquela terça-feira de outono, caminhando sem pressa no parque, ela sentia pela primeira vez a tensão delicada de um sorriso genuíno, espontâneo, que era para ela mesma e para mais ninguém.”
Perceba como a passagem acima permite ao leitor a entender o contexto emocional do que está acontecendo e revela aspectos mais profundos sobre a personagem. Perceba também como o escritor desacelera essa caminhada no parque para chamar nossa atenção para detalhes específicos, que caracterizam o sorriso alegre de Marta.
Todas essas informações estavam embutidas na frase “Marta caminhava alegre pelo parque”. O que o escritor fez na segunda versão foi se colocar no lugar da personagem para ajudar o leitor a ter uma ideia mais clara do que ela estava sentindo naquele exato momento.
Ao mostrar a alegria da personagem, o sorriso deixa de ser apenas um sorriso. Ele é um marco na vida de Marta porque ela finalmente entendeu o que é se sentir feliz de verdade. Por ser um momento importante na história, o escritor diminui o ritmo da narrativa para indicar ao leitor a relevância daquele evento.
Exemplo 2 – Foco no Cenário:
“A casa 613 era um dente sujo estragando o sorriso de casas brancas na Rua Almeida de Barros. As trepadeiras secas cobriam parte do telhado bons estudeos