Qual a diferença entre soro e vacina ? como eles agem e como são produzidos .
Soluções para a tarefa
Resposta:
A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos
Resposta:
Vacina
O objetivo da vacina é induzir uma proteção de longa duração, que leve à produção de anticorpos pelo organismo. É usada na prevenção de doenças com que possamos entrar em contato. Como são necessários pelo menos alguns dias para que o nosso sistema imunológico produza anticorpos e células de defesa, geralmente a vacina é indicada antes da pessoa entrar em contato com um microrganismo. É uma forma de imunização ativa.
A vacina passa por quatro etapas principais. A primeira delas é a produção de um concentrado vacinal, que consiste na replicação de uma célula de referência para compor a vacina. Em seguida, ela vai para a etapa de formulação, em que são adicionadas substâncias que estabilizam o concentrado, dando a ele um tempo de conservação e estímulos para a produção de anticorpos, por exemplo. Na terceira fase, é feita uma avaliação sobre a estabilidade da vacina, além de ser definida a fração ideal para imunizar uma pessoa. Por último, o controle de qualidade analisa o que foi produzido e libera a vacina para fabricação.
Soro
Já o soro atua como imunização passiva, pois, o seu objetivo é fornecer anticorpos já prontos que possam impedir que um vírus, bactéria ou mesmo um veneno de serpente ou escorpião causem sintomas na pessoa que já entrou em contato com esses agentes.
Os soros são produzidos a partir da inoculação de antígenos em cobaias, que produzirão anticorpos específicos. A partir daí, se retira os anticorpos purificados que serão utilizados como soro.
Explicação: