Ed. Física, perguntado por jhuliaborges, 1 ano atrás

Qual a diferença entre queimadura de 1,2 e 3 grau? O que fazer em caso de acidente?

Soluções para a tarefa

Respondido por Atlantis
13

As queimaduras dividem-se em três graus: primeiro, segundo e terceiro. Em cada uma das classificações, existem transformações físicas e fisiológicas na porção afetada.

Queimadura de primeiro grau: atinge a epiderme e causa dilatação arterial. O sintoma mais comum é o aparecimento de bolhas. Não é tão preocupante, pois pode ser tratada em casa e com medicamentos adequados. Exemplo: insolação e ao tocar numa panela quente. O ideal é colocar a região afetada em água fria corrente e passar algum hidratante.

Queimadura de segundo grau: atinge a derme e epiderme, causando dilatação arterial e bolhas de maior espessura. É preocupante pois atinge duas camadas cutâneas. No entanto, cicatrizam em um mês, aproximadamente. O ideal é colocar a região afetada em água fria corrente, cobrir com gaze e buscar atendimento.

Queimadura de terceiro grau: atinge a derme, epiderme e mesoderme, ou seja, todas as camadas da pele humana. É extremamente preocupante, pois pode causar morte tecidual e afetar a sensibilidade e demais órgãos referentes à região queimada. Um dos sintomas mais comuns é a pele carbonizada - coberta por cor preta. Devido à gravidade da queimadura, o ideal é procurar ajuda médica imediatamente.

Em suma, qualquer tipo de queimadura deve ser preocupante. No entanto, no que tange a classificação desta, a de terceiro grau tem um risco maior de vida.

Perguntas interessantes