Português, perguntado por euu2, 1 ano atrás

Qual a diferença entre: PRECONCEITO LINGUÍSTICO e RACISMO LINGUÍSTICO?

Soluções para a tarefa

Respondido por Saraolivee
2
O preconceito linguístico é caracterizado pela discriminação entre pessoas que falam um mesmo idioma, não havendo respeito pelas variações linguísticas usadas, como os sotaques, regionalismos, dialetos, gírias e outras diferenças na maneira de determinado grupo se comunicar.
O Racismo Linguístico é observado na própria norma culta para o português brasileiro, baseado na forma de escrita literária, de poucos escritores lusitanos do século 19, que distanciava a elite branca do povo.
Respondido por alineonline
2
Preconceito linguístico é o ato de tentar calar a voz de indivíduo ou grupo social baseado na variedade linguística que ele usa. 

História verídica: o pedreiro vai ao médico e descreve seus sintomas. A atenção do médico se concentra na fala do pedreiro, ele passa um remedinho pra dor de cabeça e corre para as redes socias para fazer um post humilhando quem não segue a pronúncia normativa das palavras. Pessoas que não aprenderam a falar de acordo com a norma passam a ter medo de abrir a boca na frende de um médico.


Racismo linguístico: não permitir que uma pessoa se manifeste com base no seu grupo étnico. "Mas isso nao é só racismo? Sim. 
Perguntas interessantes