Geografia, perguntado por yurileandroSR, 9 meses atrás

Qual a diferença entre planalto, planície, placas tectônicas, montanhas e lotes.
Cite todos, conceituando-os.

Soluções para a tarefa

Respondido por MustangGT150
2

Resposta:

O relevo é a expressão e a modelagem da superfície terrestre, um resultado de uma infinidade de acontecimentos que marcaram a história geológica da Terra, que se encontra em constante dinamismo e transformação. Assim, ele expressa a sua história pelos seus desníveis, suas diferenças de altitudes, suas fisionomias e todos os elementos que compõem e dão forma às paisagens.

Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Essas tipificações são importantes não apenas para o entendimento do meio natural, mas da sua influência sobre as atividades humanas.

Montanhas

As montanhas são um tipo de relevo caracterizado pelas suas acentuadas elevações, ou seja, é a parte da superfície que apresenta as maiores altitudes e as mais intensas declividades. Quando elas apresentam-se em um conjunto extenso, recebem o nome de cadeias montanhosas, que também podem ser chamadas de cordilheiras.

Machu Picchu (Peru). Paisagem localizada nas montanhas da Cordilheira dos Andes

Machu Picchu (Peru). Paisagem localizada nas montanhas da Cordilheira dos Andes

Existem diferentes processos responsáveis pela formação das montanhas. Por isso, há quatro tipos diferentes, classificados conforme a sua gênese: as vulcânicas, formadas pela ação e composição dos vulcões; as dobradas, que são as mais comuns, sendo formadas pela constituição dos dobramentos terrestres resultantes do tectonismo; as erodidas, formadas a partir da erosão de suas áreas de entorno durante um lento processo de desgaste da superfície; e as falhadas, aquelas que surgem a partir dos falhamentos dos blocos rochosos.

As montanhas dobradas são mais recorrentes porque são as mais jovens, com formação provável durante o período terciário da Era Cenozoica e, portanto, com menos tempo para desgastarem-se e deixarem de ser montanhas. As formações mais famosas são desse tipo, como a Cordilheira do Himalaia, na Ásia; os Andes, na América do Sul; os Alpes, na Europa; e as Rochosas, na América do Norte.

Planaltos

Os planaltos são áreas com uma relativa altitude e uma superfície mais ou menos plana, com limites bem nítidos, estes geralmente constituídos por escarpas ou serras. Apesar de serem entendidos como áreas planas, suas superfícies são mais acidentadas do que as das planícies, com um maior número de serras e ondulações em suas paisagens, além de ser o tipo de relevo onde encontramos as chapadas.

Chapada Diamantina (BA), um clássico exemplo da constituição dos planaltos

Chapada Diamantina (BA), um clássico exemplo da constituição dos planaltos

Os planaltos, por serem geralmente mais altos dos que as planícies, apresentam o predomínio de processos erosivos. Isso quer dizer que o desgaste do solo é maior do que o acúmulo de sedimentos, que costuma deslocar-se para áreas mais baixas. Quase sempre os planaltos estão cercados por depressões relativas, tal como costuma ocorrer no território brasileiro.

Explicação:

Respondido por Marinho08
2

Explicação:

Planaltos

São formações terrestres mais antigas e com altitude mais moderada, têm sua formação ligada aos processos erosivos e agentes externos da Terra, como chuva, vento e água. Como exemplos temos serras, morros e chapadas.

Planícies

As áreas de planícies apresentam estruturas pouco acidentadas, ou seja, com relevo mais plano. Podem apresentar-se na natureza de três formas: costeira, lacustre e fluvial.

Planícies costeiras: são áreas litorâneas, praias, formadas pela ação do mar e pela decomposição de sedimentos marinhos.

Planícies lacustres: são superfícies planas próximas de lagos, formadas pela decomposição de sedimentos deles.

Planícies fluviais: são áreas planas nas proximidades dos rios, formadas pela decomposição de sedimentos deles.

Placas Tectônicas

São enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.

Montanha é uma forma de relevo que se caracteriza pela elevada altitude. Elas representam formações geográficas de relevo, ao lado dos planaltos, planícies e depressões.

Trata-se de uma grande elevação que atinge altitude superior a 300 metros. Lembre-se que os morros são elevações do terreno, no entanto, apresentam altitude de até 300 metros. Já as serras são um conjunto de montanhas e as cordilheiras, um conjunto de serras, por exemplo a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

As montanhas são formadas durante milhões de anos e surgem basicamente de duas formas: por meio do movimento das placas tectônicas (fenômeno chamado de orogênese) ou através do processo denominado de vulcanismo. Nesse caso, são chamadas de montanhas vulcânicas, por exemplo, o Monte Fuji no Japão e o Kilimanjaro na África.

Lotes

São uma fração elementar do território urbano, se liga às condições adequadas de habitabilidade do sítio, e de zoneamento de uso e ocupação do solo, que estabelece padrões de aproveitamento urbanístico do solo urbano.

Pode ser também uma parcela do solo, que tem a finalidade de edificação.

Espero ter ajudado =)


leoxbrandao: Excelente!
Perguntas interessantes