Qual a diferença entre os fósseis Lucy e Luzia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Lucy é famosa porquê? Estima-se que Lucy - também chamada "Dinknesh"- tenha vivido há 3,2 milhões de anos. Quando os seus ossos fossilizados foram escavados em 1974, ela foi aclamada como o mais antigo humano primitivo - ou hominin - já encontrado. Os cientistas encontraram 40 por cento dos seus ossos, o que fez deste o esqueleto mais completo de uma antiga espécie humana encontrada. Lucy pertencia a uma nova espécie que recebeu o nome científico de "Australopithecus afarensis". Ao estudar Lucy, os cientistas aprofundaram os seus conhecimentos sobre a evolução humana, por exemplo, em relação à forma como esses hominins se deslocavam.
Origem do nome Luzia
Formalmente, o esqueleto se chama "Lapa Vermelha IV Hominídeo 1".[8] "Luzia" é um apelido dado pelo biólogo Walter Alves Neves, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Ele se inspirou em Lucy, o célebre fóssil de Australopithecus afarensis de 3,5 milhões de anos achado na Etiópia no ano de 1974.
Condição
Além de "fóssil", Luzia é também referida simplesmente como um "esqueleto" de hominídio. Os ossos não apresentam "sinais clássicos de fossilização", logo, segundo a definição de certos autores, poderiam ser chamados de "subfósseis". Entretanto, atualmente, muitos paleontólogos desconsideram a necessidade de alteração química (fossilização, ou diagênese) para a classificação de um resto biológico como fóssil, em sentido amplo.