Qual a diferença entre o storyboard e Flip-book?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lembra daquela brincadeira de escola, onde fazíamos uma série de rabiscos no canto do caderno ou livro até formar uma desenho animado? Essa é uma técnica antiga já no mundo escolar e da animação, chamada formalmente de flip book.
Você aprenderá neste pequeno guia o que é flip book, para que ele serve e ainda receberá dicas no último tópico das vantagens de explorar essa técnica. Vamos lá?
O que é flip book?
Criado ainda no século XIX, por John Barns Linnet, é quase como um rudimento do que viria a ser os filmes e outros conteúdos feitos a partir de desenhos em movimento, como as famosas animações do estúdio Disney e similares.
O conceito aqui é o da cominação de imagens e desenhos que, quando colocadas uma após a outra, dão a ideia de movimento. Também chamado de folioscópio, é um princípio aplicado até hoje em outras formas de animação profissionais.
Na prática, significa fazer uma série grande de desenhos no canto ou mesmo ocupando uma página, fazendo um desenho similar na próxima página mas com pequenas diferenças. Depois de criar toda essa ordenação, se a técnica der certo, você conseguirá com a mão passar as folhas rapidamente e gerar um efeito “ilusório” de movimento.
Logo, o truque está em reproduzir os desenhos de forma parecida e diferente o suficiente para dar o efeito desejado de continuidade. Portanto, quanto mais complexo for o desenho original, mais difícil será criar esse efeito. Por isso, recomenda-se o uso de imagens bem simples para quem está começando.
Resposta:
O storyboard é basicamente um rascunho de uma animação, de um filme, gráfico animado, ou até um desenho e o flip book é um livreto composto por imagens sequenciais, para quando folheado, passar a impressão de movimento, sendo assim, uma forma de animação.
Explicação:
Storyboard ou Esboço sequencial são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites. Já o flip book é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina