Qual a diferença entre o sistema doméstico, a manufatura e o artesanato?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema doméstico ou putting-out é uma forma de trabalho terceirizado, manufatura é um sistema de produção com técnica de produção artesanal e divisão do trabalho e artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão.
Explicação:
Sistema doméstico ou putting-out:
O sistema doméstico ou putting-out é uma forma de trabalho terceirizado. Os primeiros sistemas domésticos ocorreram como uma consequência da divisão de trabalho desenvolvida durante a idade média.[1] Por exemplo, na produção têxtil, a fiação, tecelagem, acabamento e tingimento eram estabelecidas em diferentes artesanatos. Esta divisão de trabalho gerou uma série de problemas de coordenação entre as chamadas corporações de ofício ou guildas. Em decorrência deste problema, surgiu a figura do coordenador central, que na maioria das vezes, era representada pelo artesão que se situava no fim ou no início do processo de produção, conectando-a com os mercados. Este tipo de sistema doméstico (ou putting-out) pôde ser observado a partir do século XIII.
Manufatura:
Manufatura é um sistema de produção cuja técnica de produção ainda é artesanal, porém com organização e divisão do trabalho mais complexa, não identificada no modo artesanal.[1] Exceto em casos específicos nas relações metrópole/colônias,[2] a produção das manufaturas era geralmente voltada a atender o mercado local. Neste processo pode ser usado somente as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Artesanato:
Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.
Espero que tenha ajudado!