Qual a diferença entre o nazismo e o new-nazismo?
Soluções para a tarefa
A Nova Ordem foi um sistema político, econômico, territorial e social que a Alemanha nazista tentou estabelecer em primeiro lugar na Europa e, finalmente, expandir para o resto do mundo durante as décadas de 1930 e 1940
NAZISMO
O Nazismo foi um movimento ideológico nacionalista de extrema-direita, principalmente associada ao Partido Nazista, comandado por Adolfo Hitler entre 1933 e 1945. Com um viés do fascismo, que se desenvolveu na Itália, a corrente política construiu um Estado totalitário na Alemanha na década de 1930, se tornando o principal fator do início da II Guerra Mundial. O período ficou marcado pelo preconceito e hostilidade contra o povo judeu. Um dos efeitos dessa perseguição foi a construção de campos de concentração.
Os nazistas também perseguiam, torturavam e matavam negros, homossexuais e demais pessoas que não se enquadravam na “raça ariana” tão defendida pelo Partido Nazista. A cruz suástica, o principal símbolo do nazismo, inclusive estampado em sua bandeira com o fundo vermelho, atualmente é proibido em lugares públicos, inclusive no Brasil, caso seja utilizada num contexto de apologia ou doutrina nazista.
NEONAZISMO
O movimento neonazista surgiu na Europa logo após a Segunda Guerra e fez o resgate de ideais nazistas. No Brasil, a maioria dos grupos neonazistas está no Sul e Sudeste.
Neonazismo é a ideologia que faz o resgate de elementos do nazismo e surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Os neonazistas escoram-se nos ideais nazistas, dando-lhes uma nova aparência em alguns casos, mas usam esses ideais para promover o ódio contra diferentes grupos da sociedade, tais como negros, judeus, católicos, mulheres feministas, anarquistas, comunistas etc.
O neonazismo surgiu na Europa dentro das alas radicais da direita e foi formado por antigos nazistas que sobreviveram à derrota do nazismo em 1945. Essa ideologia proliferou-se com o tempo em muitos grupos e associações, que atuavam na clandestinidade, mas também adentrou na política profissional com a formação de partidos que aglomeravam os neonazistas. Esses partidos utilizavam uma linguagem mais branda para mascarar a influência nazista.