Geografia, perguntado por MaLisa, 9 meses atrás

Qual a diferença entre o expansionismo estadunidense e o russo? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrovinycius200005
1

Explicação:

Expansionismo Russo: O colonialismo e expansão territorial russa foi um processo de descoberta e conquista de novos territórios pela Rússia. Caracterizou-se por oposição à colonização da maioria das outras potências coloniais europeias visto que estavam destinados principalmente aos territórios ultramarinos, mas já a Rússia principalmente a expansão continental nas zonas adjacentes (colonialismo interno). Estendeu sobre regiões que compõem a moderna Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Finlândia, Países Bálticos, Moldávia, Ásia Central, Sibéria e o Cáucaso. Seus primórdios podem ser datados para a conquista moscovita da República da Novogárdia em 1478 e sua subseqüente colonização da Moscóvia.

Enquanto as potências europeias realizavam a grande expansão marítima comercial, o Império Russo realizava sua expansão territorial para leste, sudoeste e sudeste, chegando até o Oceano Pacífico através de deslocamentos terrestres.

Para se ter uma ideia, em 1542 os russos já tinham conquistado a Sibéria ocidental; em 1620, a central e, em 1650, a oriental. Em 1671, atingiram o Oceano Pacífico e, em 1742, atravessaram o estreito de Bering, dando início à exploração do Alasca.

Embora o colonialismo russo terminou formalmente em 1991 com a independência política das ex-repúblicas soviéticas, a capital russa ainda, na prática, domina os territórios e pode ser dito que mantêm uma relação de neocolonial com eles. Os colonos russos que chegaram na época soviética, ainda tendem a se identificar culturalmente e intelectualmente com Moscou e a Rússia, mais do que nas nações em que vivem, a mídia na recém-independente repúblicas não-russas, com exceção dos países bálticos, permanecem fortemente "russificadas".

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Expansionismo Estadunidense: Os Estados Unidos utilizou-se de várias técnicas para adquirir estes territórios. Primeiro a “negociação”, inicialmente, quando adquiriram as ilhas Samoa, Segundo a “sustentação de movimentos revolucionários” animados ou teleguiados por cidadãos americanos (Nicarágua), Terceiro a “força” enviando Marines para intervenções diretas como ocorria freqüentemente em Cuba, Quarto a “compra pura e simples” de um território e de sua população (Compra da Luisiana em 1803, e do Alaska em 1867). E por ultimo a “defesa dos cidadãos americanos” que tinham seus bens ou sua propriedade ameaçados por outras nações.

Se analisarmos a guerra do Vietnã notaremos que ela representou o primeiro grande fracasso militar dos americanos, onde tivemos a oposição de armas de tecnologia das mais avançadas até então a armas e técnicas de guerrilha ultrapassadas, que mesmo primitivas do ponto de vista tecnológico, levou consideráveis baixas paras as forças armadas americanas. Essa derrota militar segundo Fichou acabou sendo positivo para os americanos já “conduziu o país a se questionar pela primeira vez sobre sua força real, sobre seu poder de persuasão, sobre a exemplaridade de sua cultura.

Perguntas interessantes