Qual a diferença entre liberdade democrática de liberdade socialista
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Liberdade, democracia e socialismo não são conceitos abstractos e intemporais. Têm um carácter histórico e um conteúdo de classe.
Basta comparar a democracia esclavagista ateniense com a democracia saída da grande revolução burguesa de 1789 em França e esta com a democracia da Comuna de Paris ou do Poder Soviético para ver as profundas diferenças e o enriquecimento ao longo do tempo do conceito de “democracia”.
Com a ciência do materialismo histórico Karl Marx veio pôr em evidência as leis que regem o movimento da sociedade e o sentido de evolução da História que – num processo determinado pelo desenvolvimento das forças produtivas e tendo como “motor” a luta de classes - é o sentido do progresso social, da expansão das liberdades democráticas, da emancipação do homem de todas as formas de exploração e opressão de classe, o socialismo e o comunismo.
Não é casual que as seculares aspirações de liberdade, justiça e igualdade social que juncaram a História com grandes lutas e extraordinárias manifestações de heroísmo popular tenham finalmente encontrado, com Marx e Engels, a explicação do seu lugar no processo histórico e a perspectiva real da sua materialização. Isso tornou-se possível pelo desenvolvimento do capitalismo e pela entrada do proletariado no palco da História (que nas revoluções de 1848 intervém pela primeira vez com as suas reivindicações próprias e não como até então como mera “cauda da burguesia”) e, como ficou claro no “assalto aos céus” da Comuna de Paris, apresentando-se como a classe mais consequentemente revolucionária e a única que, ao libertar-se da exploração e opressão de que é vítima, liberta todas as outras pondo fim à própria divisão da sociedade em classes.
Toda a vida de Marx, pondo em evidência a missão histórica universal da classe operária e lutando pela concretização prática dessa missão com a conquista do poder político e a transformação socialista da sociedade, é simultaneamente uma vida de luta pela liberdade e a democracia. Empenhando-se na construção do partido autónomo e na acção independente do proletariado, combatendo tudo quanto pudesse diluir o partido ou colocá-lo a reboque da burguesia, Marx considerou sempre indispensável a participação dos comunistas nas grandes batalhas democráticas do seu tempo.
Observador e participante apaixonado das lutas populares e de libertação nacional em todo o mundo – na luta contra a reacção prussiana, como no apoio ao movimento cartista na Inglaterra, na luta pela unificação democrática da Alemanha ou da Itália como na activa solidariedade aos revolucionários vítimas da violenta repressão da Comuna de Paris, nas lutas dos povos sujeitos ao domínio colonial – Marx esteve sempre na primeira linha da luta pela liberdade e a democracia, mas sempre também de olhos postos na revolução socialista que, só ela, pode conduzir à liberdade e à democracia autênticas.
A natureza de classe e a essência humanista do ideal e do projecto comunista, são indissociáveis. Combatendo pela causa do proletariado Marx e Engels combatiam pela emancipação de toda a Humanidade, por uma sociedade em que “o livre desenvolvimento de cada um é condição do livre desenvolvimento de todos”.