qual a diferença entre informação de saber o contexto da diversidade religiosa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diversidade religiosa é o termo que representa a grande quantidade e variedade de religiões no mundo.
A diversidade religiosa se manifesta nas diferentes crenças, cultos e rituais ao redor do mundo, professados por pessoas que vivem em diversos lugares e culturas.
É possível encontrar diversidade religiosa no cotidiano, quando numa mesma região há lugares para cultos e rituais de diferentes religiões, por exemplo.
A diversidade religiosa representa também a liberdade religiosa dos indivíduos e a valorização de todas as manifestações religiosas. Explica que não existe uma única religião que seja verdadeira e que esteja acima das outras. Assim como há diferentes locais e culturas, há diferentes religiões e crenças.
Inclusive, o termo “respeito a diversidade religiosa” surgiu como uma forma de cessar as ações de intolerâncias entre diferentes grupos religiosos.
Isso ocorre muito em grupos religiosos que acreditam numa única forma de fé, crenças e rituais e não aceitam outras religiões ou crenças.
Esse termo foi totalmente amparado por lei em diversos países, como o Brasil, por exemplo, com o intuito de promover o respeito entre as diferentes religiões, suas práticas e seus fies.
Algumas das religiões que existem no mundo, são:
Cristianismo;
Espiritismo;
Judaísmo;
Sikhismo;
Budismo;
Religião Tradicional Chinesa;
Hinduísmo;
fé Baha'i;
Jainismo;
Xintoísmo;
Candomblé;
Umbanda;
Taoísmo;
Tenrikyo;
Wicca;
Zoroastrismo.
Há também as religiões populares ou tradicionais de um povo, como:
as religiões tradicionais africanas, como o Iorubá, Vodun e Mitologia Bandus;
a religião aborígene australiana: animista;
as religiões e rituais indígenas.
Diversidade religiosa no Brasil
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa, consequência de uma grande miscigenação cultural, que ocorreu ao longo dos vários processos imigratórios que o país sofreu na sua história.
A população brasileira é majoritariamente cristã, sendo sua maior parte católica, devido à colonização portuguesa.
Inclusive, o catolicismo foi a religião oficial do Estado brasileiro até 1890, quando o Decreto de número 119-A, decretou o Estado como laico, ou seja, o Estado e as religiões foram separados.
Até 1890, poderiam existir outras religiões e crenças no Brasil, mas não havia a liberdade de culto. Ou seja, outras religiões que não fosse o catolicismo, não poderiam fazer cultos ou rituais públicos.
Hoje, existem diversas religiões no Brasil, como o espiritismo, o protestantismo, o budismo, e religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda.
A Constituição Brasileira (artigo 5º, VI) afirma que a liberdade de consciência e escolha de religião é inviolável e a proteção de locais de cultos e suas liturgias é garantida por lei.
Leia também: o que é religiosidade, o que é ensino religioso e o que é intolerância religiosa.
Diversidade religiosa e os Direitos Humanos
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos todo indivíduo tem direito a liberdade de pensamento, consciência e religião.
Este direito também inclui a liberdade de mudar de religião ou crença. A liberdade de manifestar sua religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância isolada ou coletiva.
Um dos principais comprometimentos dos Direitos Humanos com a diversidade religiosa é assegurar os direitos, o respeito, a liberdade e o reconhecimento de diferentes religiões ao redor do mundo. Assegura também os direitos e liberdade de quem não professa fé alguma.
Outra iniciativa criada pelos Direitos Humanos, é o incentivo ao desenvolvimento de práticas e atividades pedagógicas nas escolas, para abrir uma conversa de respeito às diferentes crenças e religiões.