qual a diferença entre filosofia antiga medieval e moderna
Soluções para a tarefa
Resposta:
A filosofia medieval era intrinsecamente determinada pela religião, sendo que os maiores filósofos medievais ocidentais, São Agostinho e São Tomás, era teólogos católicos. Por conta disto a filosofia medieval se baseava em argumentos de autoridade religiosos.
Já a filosofia moderna buscava recuperar o suposto racionalismo clássico, de modo que combatia as interpretações teológicas da Filosofia Medieval em prol da aplicação de um modelo experimental e crítico, por meio do qual a religião não poderia ser visto como forma de justificar a verdade filosófica.
Explicação:
Os principais períodos da filosofia grega são:
- Filosofia Antiga;
- Filosofia Medieval;
- Filosofia Moderna;
- Filosofia Contemporânea.
Os períodos da Filosofia
Na Filosofia Antiga, falava-se sobre a origem do cosmos e do Universo, bem como sobre a filosofia do viver bem. Seus prinicipais autores são: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Na Filosofia Medieval, havia a prevalência dos conceitos da fé em superioreidade à razão. Fé e razão andavam lado a lado com os preceitos da Igreja. Seus prinicipais autores são: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Na Filosofia Moderna, houve a valorização do ser humano e da ciência. Houve valorização das artes, da literatura, da pintura e dos métodos científicos. Seus prinicipais autores são: Descartes, Locke, Hume, Hobbes e Spinoza.
Saiba mais sobre a história da filosofia em: brainly.com.br/tarefa/696768
SPJ2