Filosofia, perguntado por samuelsck, 1 ano atrás

Qual a diferença entre
ética e moral para a filosofia?

Soluções para a tarefa

Respondido por araujogabriel851
1
Qual a diferença entre a moral e a ética? 
Por tópicos: 
- A moral tem um carácter: 
o Prático imediato 
o Restrito 
o Histórico 
o Relativo 
- A ética: 
o Reflexão filosófica sobre a moral 
o Procura justificar a moral A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo-se universal, supostamente válida para todos. Mas, então, todas e quaisquer normas morais são legítimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma é o que chamamos de ética.A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos a-críticos da moral vigente. Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que, um dia, a escravidão foi considerada " natural". Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.o O seu objecto é o que guia a acção 
o O objectivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana
pf add como melhor resposta

samuelsck: Você podia ter explicado um pouquinho mais cada tópico
samuelsck: Mas obrigado do mesmo jeito
samuelsck: Você diz que a moral não tem compromisso com a universalidade, mas depois se contradiz dizendo "a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal". Você poderia me explicar melhor pelos comentários? (Me ajudou bastante, mas ainda estou com esta ''pequena'' dúvida).
Respondido por JosiTripodi
5
Simplificadamente... A Moral está ligada ao conceito cultural de certo e errado, existem situações do campo moral que são pautadas pela cultura de um povo, o que é aceitável para um grupo é inaceitável para outro e não tem discussões. O campo da ética é tido como análise reflexiva, portanto, ela independe da imposição cultural, se for preciso mentir ou roubar para salvar uma vida, é cabível de interpretação ética, pois os valores humanos, são universais em qualquer situação e região do mundo. Portanto, moral e bons costumes ligados à cultura de um povo, enquanto ética, é a reflexão crítica do agir conforme as circunstâncias. Espero ter ajudado...Boa sorte!
Perguntas interessantes