História, perguntado por analugarcia, 1 ano atrás

qual a diferença entre escravo e boias -frias

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaEduardaDourado
6
BOIAS-FRIAS
O nome advém do fato de estes trabalhadores levarem consigo suas próprias refeições (na gíria,boia) em recipientes sem isolamento térmico desde que saem de casa, de manhã cedo, o que faz com que elas já estejamfrias na hora do almoço. ... Atualmente o termo politicamente mais adequado é "trabalhador rural".
ESCRAVOS
 Origem do Homem Evolução Humana Tempo Histórico Períodos da História Grandes Civilizações Descobrimento do Brasil Território Brasileiro Três Poderes Guerra do Paraguai Guerra Fria Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial Revolução Russa Guerra dos Canudos Revolução Farroupilha Inconfidência Mineira Laifis de História Mais Conteúdos [+]Pratique Exercícios Resolvidos Provas de Vestibular Simulados On-line Jogos On-lineAjuda Área dos Professores Atualidades Profissão Historiador Dicionário de História História Ilustrada Personalidades Históricas ResumosDiversos Curiosidades Lendas & Mitos Links Úteis Datas Comemorativas Efemérides Hoje na História Indicação de Livros Indicações de Filmes Vídeos Textos dos usuários Hinos Mapas Históricos Fale Conosco Busca Geral  

Escravidão

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre outro denominado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais distantes, os escravos eram legitimamente definidos como um produto. Os preços modificavam-se conforme as condições físicas, habilidades profissionais, sexo, a idade, a procedência e o destino.Quando falamos em escravidão, é difícil não pensarmos nos europeus que superlotavam os porões de seus navios de homens trazidos da África independente de suas vontades e que foram colocados à venda de forma desumana e cruel por toda a América. Entretanto, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela é tão antiga quanto à própria história, quando os povos derrotados em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Neste caso, citamos como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde o começo da História.   Muitas das antigas civilizações empregavam e necessitavam do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Roma e Grécia são exemplos, estas possuíam  um grande número de escravos; no entanto, a maioria  de seus escravos eram bem tratados e tiveram a oportunidade de comprar sua liberdade.  

A escravidão no Brasil

No Brasil, a escravidão teve seu início a partir da  produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os escravos de suas colônias na  África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar da região nordeste do Brasil. Os escravos aqui no Brasil eram vendidos como se fossem mercadorias pelos comerciantes de escravos portugueses. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.O transporte destes escravos era feito da África para o Brasil nos porões de navios negreiros. Os escravos vinham amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, e seus corpos eram deixados no mar.Quando chegavam às fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior maneira possível. Trabalhavam excessivamente (de sol a sol), recebiam uma alimentação precária e suas roupas eram trapos. A noite recolhiam-se nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) e eram acorrentados para evitar fugas. Constantemente eram castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no período do Brasil colonial.Os escravos eram proibidos de praticarem a sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Eram obrigados a seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, e também era exigido adotar a língua portuguesa na sua comunicação. Porém mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se extinguir. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, conservaram suas representações artísticas e desenvolveram uma uma arte marcial disfarçada de dança, a Capoeira.

analugarcia: perfeito! adorei! Ficou muito bom! Me ajudou muito !
analugarcia: MUITO BOM
analugarcia: MUITO OBRIGADO
MariaEduardaDourado: denada
MariaEduardaDourado: nada não
MariaEduardaDourado: bjs
analugarcia: bjs
analugarcia: com certeza a melhor resposta e também a única!
analugarcia: kkkkkkkk
MariaEduardaDourado: kkkk
Perguntas interessantes