Filosofia, perguntado por bbylanne, 11 meses atrás

Qual a diferença entre distopia e retrotopia?

Soluções para a tarefa

Respondido por alyssonhipolitp7eu70
1

Distopia

A distopia é um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro.

Tanto a utopia quanto a distopia seriam reações ao presente. Quando presente não satisfaz, as pessoas projetam um futuro melhor um futuro pior.

Retrotopia

Após a falência das utopias do século 20, o mundo se tornou um lugar mais "vazio" de ideologias políticas. Os grandes projetos de novas sociedades se perderam e a força da sociedade não é mais voltada para o alcance de um objetivo comum.

O sociólogo polonês Zigmunt Bauman (1925 -2017) acredita que vivemos o fim das utopias. Para ele, a nossa sociedade atual perdeu a noção de progresso como bem que deve ser partilhado. Assim busca-se o prazer individual e a melhoria da posição individual dentro da sociedade como principais objetivos da vida.

Nos últimos anos, desafios como a sucessivas crises econômicas, a precariedade do emprego, no desencanto com a política, o terrorismo, os conflitos multiculturais causam ainda mais dúvidas em relação ao amanhã.

Para Bauman, essa angústia faz com que percamos a esperança no futuro e buscamos a utopia no passado. Ele usou o termo retrotopia para explicar esse fenômeno. Dessa forma, ficamos com saudades do passado e de suas estruturas: governo fortes, governos nacionalistas, conflitos tribais, entre outros exemplos.

Perguntas interessantes