qual a diferença entre direção mecanica e direção hidráulica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Direção hidráulica
Como funciona: Uma bomba impulsionada pelo motor circula óleo dentro da caixa de direção, que lubrifica e deixa a direção mais leve.
Acessórios: Utiliza óleo, mangueiras, polias e correias.
Troca de óleo: Deve ser trocado em média a cada 50 mil quilômetros.
Principais vantagens: A "sensação de dirigir" é mais completa, pois esse sistema oferece uma maior controle e comunicação do condutor com o veículo, dando um melhor "feedback" do peso do carro e da tração do pneu.
Principais desvantagens: Além do sistema hidráulico ser mais pesado, necessita de mais manutenção, por causa do uso de fluido hidráulico. Esse sistema também é mais complexo e tende a dar mais problemas, como vazamentos. A direção hidráulica também exige energia do motor, reduzindo sua potência e a quilometragem de combustível. Esse sistema só pode vir de fábrica, e não pode ser instalado.
Manutenção: A manutenção da direção hidráulica é mais complexa, pois envolve mais acessórios mecânicos, e exige a substituição do óleo, assim como a checagem do reservatório. Também é necessário fazer o alinhamento e a troca da correia do motor que ativa a bomba hidráulica.
Direção elétrica
Como funciona: Um motor elétrico dentro da caixa de direção auxilia na virada do volante, deixando-o mais leve.
Acessórios: Não necessita de acessórios mecânicos.
Troca de óleo: Não há óleo neste sistema de direção.
Principais vantagens: Mais eficiente, pois gerencia melhor a energia do carro e exige menos do motor. Necessita de menos manutenção.
Principais desvantagens: A direção elétrica reduz a sensibilidade ao volante, chamado de "feedback", dando uma sensação mais artificial ao dirigir. Esse sistema também tem um alto custo de mão-de-obra, e caso haja uma pane elétrica, a direção se torna mais pesada.
Manutenção: A direção elétrica exige menos manutenção, pois não necessita de acessórios mecânicos.