Qual a diferença entre as rochas que constituem o manto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O manto terrestre é a maior das camadas da Terra. Seu comportamento exerce influências diretas sobre a dinâmica da superfície terrestre.
Explicação:
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas. Sua composição predominante é formada por silicatos de ferro e de magnésio. O manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa.
Existe uma pequena e fina camada intermediária que separa o manto da crosta terrestre, é a descontinuidade Mohorovicic ou, simplesmente, descontinuidade de Moho. Nela, ocorrem processos de derretimento de rochas e solidificação do magma, que originam as rochas ígneas.
Além de Moho, existe ainda outra descontinuidade que, desta vez, separa o manto do núcleo da Terra, caracterizada por apresentar uma maior liquidez e uma composição mineralógica intermediária entre os elementos componentes do núcleo e aqueles componentes do manto. Ela recebe o nome de descontinuidade de Wiechert-Gutenberg.
Resposta:
O modelo mais aceito atualmente é baseado que no manto superior é formado de peridotito, que é uma família de rochas ultrabásicas tipicamente compostas por olivina magnesiana (aprox. 80%) e piroxênio (cerca de 20%).
Na zona de transição a olivina presente nas rochas do manto superior é fortemente magnesiana (80-100% de Mg2SiO4), e para esta composição a correspondente mudança de fase, que transforma a olivina (estrutura menos empacotada) em olivina beta (estrutura mais empacotada).
No manto inferior,vários modelos têm sido propostos sugerindo que o manto inferior contém mais ferro do que o manto superior.
Explicação:
Isso quer dizer que o manto superior é a parte mais externa do manto e é constituído por um material mais plástico, com temperaturas e densidades menores. O manto inferior, por sua vez, apresenta uma consistência quase líquida e com maior densidade. Há, ainda, poucas informações precisas sobre essa camada, como a forma em que se movimenta e as transformações químicas ou físicas específicas realizadas.