Qual a diferença entre as esculturas gregas e egípcias?
Soluções para a tarefa
Olá!
As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós.
As esculturas egípcias eram feitas respeitando a frontalidade e possuíam rostos inexpressivos.
Supõe-se que havia regras para a representação da figura de faraós, uma vez que as figuras das esculturas encontram-se sempre nas mesmas poses: de pé, com o pé esquerdo a frente; sentadas de pernas cruzadas ou sentadas com a mão esquerda apoiada na coxa. Respeitava-se sempre essa convenção: ou em pé, ou sentados e eram figuras em posições estáticas.
Por outro lado, as esculturas gregas frequentemente passavam a ideia de movimento. Buscavam nas esculturas a beleza ideal/perfeita, tentando equilibrar ao máximo as proporções. Sobressaía-se o movimento dos músculos e dos cabelos. Representavam o homem como figura ideal, isto é, idealizando as formas naturais. Havia ênfase no volume e perspectiva nas esculturas gregas.
Resposta:
Gregas: representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas
Egípcia: faraós e pessoas importantes e os Deuses
Explicação:
Os gregos sempre buscaram retratar o mundo como ele era, mostrando todas as questões da vida, sempre em um sentido mais filosófico. As esculturas gregas buscavam serem o mais realistas possíveis, buscando explorar ao máximo a anatomia humana e todo o movimento, expressões e emoções que é possível obter.
Os egípcios procuravam representar em esculturas em suma divindades, faraós e pessoas importantes, e normalmente eram destinadas a serem vistas de frente. Para os egípcios era importante que o rosto fosse sempre voltado para frente, dando a impressão de que a escultura estivesse olhando para a eternidade, além do corpo estar sempre na posição vertical e de forma rígida.