Filosofia, perguntado por yaralanny, 1 ano atrás

Qual a diferença entre aprendizagem do nosso cotidiano e aprendizagem filosófica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sanaynay24
6

A aprendizagem do nosso cotidiano é mais objetiva, nos ja sabemos como agir e o que fazer sem nenhuma questão, quando aprendermos coisas novas ficamos limitado à aquela aprendizagem; já na filosófica nos reflete o motivos das coisas, e o porquê precisamos saber, nos vemos o espaço é refletimos sobre ele, assim fazendo a aprendizagem ser mais profunda a sua reflexão

Respondido por alannaduarte6
2
A importância da aprendizagem filosófica na Educação Básica na realização das atividades cotidianas

Renan Mota Silva
Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, docente no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do A. Oliveira (CIAAN)

Descrição da experiência (Dificuldade, motivação)
A motivação deste relato de experiência se deu em observação às dificuldades encontradas pelo corpo docente em um centro de instrução, em que alunos executavam mecanicamente a maioria das atividades propostas. O presente texto descreve a vida cotidiana de um jovem que doravante chamarei José. Ele possui uma rotina estritamente organizada e corriqueira: trabalho, estudo e lazer, quando possível, porém de forma metódica e automática.

José, certificando-se do seu quotidiano, chegou à breve conclusão de que estava realizando suas tarefas automaticamente. Coincidentemente, nesse mesmo dia, foi proferida uma palestra sobre a importância do saber filosófico para as atividades discentes; um dos seus tópicos retratava a Revolução Industrial, que trazia como incentivo o clássico filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin; o jovem vislumbrou uma melhor reestruturação de suas atividades diárias. Ao assistir a essa obra-prima, deparou-se com uma situação semelhante à sua; com isso, já não enxergava o seu trabalho da mesma maneira de antes. Depois de certo tempo, com tal inquietude, José se predispôs a pedir orientação ao professor, que será chamado Juarez, para saber qual caminho trilhar.

A metodologia orientou-se pela observação voltada para o ambiente escolar, focalizando as dificuldades na realização das atividades propostas pelos professores, envolvendo um trabalho de entrevista com os professores e os alunos num centro de instrução voltado para a Educação Básica.
Perguntas interessantes