Qual a diferença entre a era Colonial e a Nacional?
Soluções para a tarefa
A Era colonial da literatura brasileira começou em 1500 e vai até 1808.
O chamado período de transição ocorre entre 1808 a 1836. É considerado um momento inerte da literatura brasileira, marcado pela chegada da Missão Artística Francesa, em 1816, contratada por Dom João IV.
A Era Nacional da literatura brasileira começa em 1836 e dura até os dias atuais.
diferença entre a era colonial e a era nacional
na era colonial a literatura é feita pelos portugueses,falando sobre os povos e as terras que acharam
na era nacional temos Romantismo e perpassa pelo Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e o Pós-modernismo.
A Era Colonial literária brasileira se difere da Era Nacional, pois o primeiro termo compreende as produções elaboradas desde o ano do descobrimento ao marco da independência, tendo a segunda era ocorrido após o processo emancipatório.
Era Colonial e Nacional da literatura brasileira
À época da literatura colonial, os textos brasileiros eram majoritariamente elaborados pelos escrivães portugueses que prestavam serviços para a corte, a exemplo de Pero Vaz de Caminha e Pero de Magalhães Gândavo, não obstante, a estética vista em tais produções atendia aos preceitos informativos.
Desde a sua independência, as manifestações artísticas e literárias brasileiras passaram por uma transição para assumissem um caráter tipicamente nacional, assim, inúmeras escolas literárias, como o Realismo, representado por Machado de Assis, e o Modernismo, tendo entre os seus expoentes Clarisse Lispector, já foram vivenciadas desde então.
Aprenda mais sobre as escolas literárias brasileiras: brainly.com.br/tarefa/25056074
#SPJ2