Física, perguntado por PedroBerne, 5 meses atrás

Qual a diferença entre a água cinza e a água negra?
Quais as formas de destinação de aproveitamento ou reuso para cada
uma delas?

Soluções para a tarefa

Respondido por biancasales09
2

Resposta:

O efluente que não possui contribuição dos vasos sanitários, é considerado água cinza, como já explicado é a água utilizada na lavagem de roupas, lavatórios de banheiro e chuveiros. Como a composição dessa água não possui tantos componentes prejudiciais a saúde e ao meio ambiente o tratamento é relativamente simples, dependendo da finalidade do reuso e pode ser instalado em casa.

Existem referências que subdividem a terminologia desse efluente em clara e escura. O efluente cinza claro, é a que não incluem em sua composição as águas residuárias provenientes de pias de cozinha, por isso a coloração mais clara. Já o efluente cinza escuro inclui a água proveniente de pias da cozinha e máquinas de lavar louça, que o torna mais sujo, portanto escuro devido a quantidade de impurezas encontradas.

Tratamento e reúso

Essa diferenciação entre cores é importante pois facilita a caracterização e o tratamento final do efluente: a água cinza necessita de um tratamento mais simples, já a água negra precisa de um tratamento mais complexo. A segregação de cada tipo de efluente na fonte de geração permite o tratamento adequado dos efluentes, sendo a solução para melhorar eficiência no reúso da água. Mudanças na estrutura hidráulica são necessárias, portanto, para separar as duas principais cores de água, impedindo qualquer contato entre elas.

Como a água proveniente dos banhos, máquinas de lavar e pias de banheiro representam a maior parcela dos efluentes domésticos, a separação dos dois tipos de efluentes diminui consideravelmente o volume de esgoto, permitindo que as estações de tratamento possam ser mais compactas e descentralizadas.

Existem diversos tipos de tratamento para o reuso da água negra e cinza. Os tratamentos físicos consistem na aplicação de filtros para retirar partículas sólidas. Os tratamentos físico-químicos utilizam filtros e produtos químicos para coagulação, floculação ou desinfecção. Os sistemas biológicos são processos naturais em que os microrganismos degradam a matéria orgânica, tais processos podem ser acelerados.

Dentro de cada tipo de tratamento existem diversas tecnologias para o tratamento das águas negras e cinzas. Ainda não é muito comum o tratamento em casa da água negra, devido à periculosidade e à complexidade de etapas no tratamento. Portanto, o mais comum é o descarte desse efluente na rede coletora de esgoto.

Já o reúso das águas cinzas é mais simples - existe a possibilidade de implantação de um sistema de tratamento na própria residência. Existem empresas especializadas que projetam a Estação de Tratamento de Água Cinza (Etac) compactas com o processo mais adequado de acordo com o volume de efluente gerado e finalidade de reúso.

Explicação:

Perguntas interessantes