História, perguntado por isadoramello32, 6 meses atrás

Qual a diferença em relação ao relacionamento com a Metrópole​

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveirasouzamaria07
2

Resposta:

Logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, os portugueses perceberam que não havia metais preciosos como ouro e prata, como ocorreu na América Espanhola. O que eles encontraram foi somente o pau-brasil cuja madeira fornecia uma coloração vermelha muito usada na Europa para, por exemplo, tingir os tecidos. Deste modo, Portugal passou a extrair a matéria-prima, utilizando a mão de obra nativa, ou seja, dos indígenas. Assim, a política econômica que foi implementada no Brasil era baseada no mercantilismo, uma prática vigente nos países europeus nos séculos XV e XVI.

O mercantilismo possuía práticas que eram adotadas pelos Estados absolutistas na Idade Moderna como o fato de que a riqueza de um país é medida pela quantidade de ouro e prata que ele possuía e que não havia ganho para um Estado sem o prejuízo de outros, medida que explica muito as consequências dessas práticas anos depois e, de certa forma, até os dias atuais. As medidas protecionistas eram utilizadas para proteger o Estado como a proibição da entrada de manufaturados estrangeiros, estimulando a exportação e conseguindo atingir uma balança de comércio favorável, obtendo lucros.

Explicação:

Respondido por anamirianteixeira134
0

Explicação:

a relação com a metrópole portuguesa a sua colonia na américa era regulada pelo pacto colonial,que determinava a dominação da segunda pela primeira..Assim , a metrópole comprava a matéria -primas colônia por valores baixos e fornecia -lhe produtos manufaturados por preços elevados.

bons estudos!☺

Perguntas interessantes