qual a diferença do saarah para namibia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
África divide-se em quatro partes... Em árabe, a terceira parte chama-se simplesmente Sahra, que significa deserto" (Leo Africanus, 1550)
O Grande Saara se distribui sobre cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados - área maior que o Brasil. Estendendo-se desde o litoral atlântico da África até o Mar Vermelho, a leste, por 4.800 quilômetros numa faixa de 1.600 quilômetros de largura.
A maior parte do Saara tem menos de 125 milímetros de chuva por ano, em decorrência principalmente de sua localização nas latitudes subtropicais de alta pressão, entre 15 e 35 graus ao norte do equador, onde os ventos típicos e a enorme distância dos oceanos deixam a atmosfera quase sem umidade.
A temperatura diurna do verão Saarico atinge e as vezes supera os 50 ºC. Porém, na superfície da areia e das rochas fica ainda mais quente, e já se registraram temperaturas de mais de 80 ºC na areia.
Durante o inverno, nas montanhas ao norte do deserto são comuns geadas, entretanto o ressecamento causado pela combinação de calor e vento constante contribuem para evaporar grande parte da água que efetivamente caiu no deserto.
O Saara nem sempre foi a desolação ressecada que é hoje, e sabe-se que durante os últimos 2 milhões de anos, ele já variou algumas vezes entre uma aridez maior e um relativo verdor.
Um gigante desértico onde rios, dunas, lagos, regs, oásis, diversos animais e vegetação diversificada são parte das diferentes faces da transformadora história climática e ecológica desta região.
"No deserto nem os chacais sobrevivem; existem apenas o addax e o feneco, que Deus criou para lembrar-nos da moléstia de nossas capacidades." (Sidat Ag Sheik, chefe tuaregue)
O deserto de Kalahari possui uma área de 600.000 quilômetros quadrados, ocupando parte da Botswana, África do Sul e Namíbia, assumindo o posto de segundo maior deserto africano.
Ele não é tão estéril quando o Saara e algumas de suas regiões recebem mais de 250 milímetros de chuva mal distribuída anualmente. Estas chuvas predominantemente estivais produzem no solo uma cobertura gramínea esparsa, pontilhada por árvores mais o norte e com arbustos nas regiões mais áridas ao sul.
As temperaturas no verão do Kalahari variam entre 20 a 40 °C, mas algumas de suas regiões podem alcançar 50 °C. E no inverno, seu clima seco e frio é propicio a geada durante noite, e em alguns pontos as temperaturas podem ficar abaixo de 0 °C.
Estendendo-se numa estreita faixa de terra com cerca de 90 quilômetros de largura na costa sudoeste da África, ao longo do litoral atlântico da Namíbia ao sul de Angola, esta o deserto de Namib.
Explicação: