qual a diferença de orar e rezar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se estudarmos a origem latina (rezar em latim significa “recitar”, “ler em voz alta”, “apresentar lendo”, “citar”, “pronunciar uma fórmula”, “repetir”, “dizer algo decorado”. Ou seja preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos. Já o verbo “orar” tem suas raízes no termo latino “oro”, que significa “dizer”, “falar”, de onde também se deriva o termo “oral”, ou seja, “dito”, “falado”. Enfim uma conversa, orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo.
Explicação:
A partir de textos Bíblicos temos hoje algumas “rezas’ que são praticadas por cristãos que fazem destes textos suas preces, como por exemplo os salmos 91, 23, etc. Entretanto não há nenhuma ordem bíblica para que se tome tais ou outros textos, decore-os e transforme-os em freqüentes orações. Existe também o que chamamos de “Oração do Pai Nosso”, que é o texto de Mateus 6:9sp-13. Entretanto, não se pode dizer que era intenção de Jesus determinar que seus discípulos praticassem uma reza, como podemos ver no verso 7, dizendo “não useis de vãs repetições”. Este termo (“vãs repetições”) não se refere à repetição de um pedido, mas a um murmúrio vazio e decorado igual papagaio de pirata. Quando Jesus disse “Portanto, vós orareis assim:” Ele não estava determinando que se repetisse, cada palavra da oração modelo que em seguida proferiu. “Orareis assim” quer dizer, orem com este sentido, seguindo estes princípios explicados dos versos 5-8. Portanto, em seu sentido e objetivo primários, o “Pai Nosso” não é uma reza, mas um modelo de se construir uma oração. A prática da tradição cristã transformou o “Pai Nosso” numa reza, fazendo chegar até mesmo a ser uma “vã repetição”. O que Jesus ensinou foi a oração que reconhece o governo necessário de Deus em cada momento da nossa vida. A oração é a chave na mão do crente para acessar o trono de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu pai de amor. A ordem de Deus é orar sem cessar, e não rezar sem cessar até porque Deus odeia vãs repetições de palavras decoradas. Você pode ser uma grande pessoa de oração. Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes batalhas, tristezas, necessidades, alegrias e anseios. Jesus te ouvirá. Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá que Jesus é seu único e verdadeiro amigo! Pense nisso, e entre conosco no propósito do Clamor no monte da resposta nesta 6ªfeira. Desde já eu profetizo sobre sua vida, dias de intimidade com Deus em nome de Jesus Cristo.
Orar e rezar tem o mesmo significado. Pois são sinônimos. Aliás, se tivesse alguma diferença seria esta: rezar é fazer um pedido especifico a alguém que imagina-se ser DEUS. Orar é falar com alguém que não podemos ver, ou seja, invisivel, Jesus.