Artes, perguntado por booleth, 1 ano atrás

qual a diferença de impressionismo para pós-impressionismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por JuhThomezinha
5
Recebe o nome de Impressionismo, a corrente artística que surgiu na França, principalmente na Pintura, por volta do ano de 1870. Esse movimento, de cunho antiacademicista, propôs o abandono das Técnicas e temas tradicionais saindo dos ateliês iluminados artificialmente para resgatar ao ar livre a Natureza, tal como ela se mostrava aos seus olhos, segundo eles, como uma soma de cores fundidas na Atmosfera. Assim, o nome impressionismo não foi casual.

Considerado um marco da arte moderna porque é o início do caminho rumo à abstração.

Embora mantenha temas do realismo, não se propõe a fazer denúncia social. Retrata paisagens urbanas e suburbanas como o naturalismo.

A primeira exposição pública impressionista, foi a exposição do grupo do Café Guerbois (onde os pintores se reuniam), realizada em 1874, em Paris, onde o crítico Louis Leroy, ao ver a obra de Monet, impressão, sol nascente, começou sarcasticamente a chamar esses artistas de impressionistas.

Dentre alguns expoentes presentes eram Edouard Manet (1832-1883), Auguste Renoir (1841-1919), Alfred Sisley (1830-1903). Para inovar a forma de pintar a luminosidade e as cores, os artistas dão enorme imporatância à luz natural. Nos quadros são comuns cenas passadas à beira do Rio Sena em Jardins, cafés, teatros e festas. O que está pintado é um instante de algo em permanente mutação.

Com a dispersão do grupo, alguns artistas tentam superar as propostas básicas do movimento, desenvolvendo diferentes tendências, agrupadas sobre o nome de pós-impressionismo. Nesta linha estão os franceses Paul Cézanne e Paul Gauguin (1848-1903), o holandês Vincent Van Gogh e os neo-impressionistas, como os franceses Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935).

Influenciados pelos conhecimentos científicos sobre a refração da luz, os neo-impressionistas criam o pontilhismo ou divisionismo. Os tons são divididos em semitons e lançados na tela em pequeninos pontos visíveis de perto, que se fundem na visão do expectador de acordo com a distância em que se coloca. A preocupação em captar um estante, dá um lugar ao interesse pela fixação das cenas obtidas pelas subdivisão das cores. Como resultado, elas tendem a exibir um caráter estático.

Um exemplo é uma "Uma tarde de domingo na Ilha da Grande_Jatte, de Seurat".

Embora, inicialmente ligado ao impressionismo, Cézanne desenvolve uma pintura que será precursora do cubismo. Van Gogh alia-se ao expressionismo, enquanto, Galguin dá ao impressionismo uma dimensão simbólica que influencia o simbolismo e o expressionismo.

As idéias do impressionismo são adotadas pela música por volta de 1890, na França. As obras Se propõem a descrever imagens e várias peças tem nomes ligados a paisagem, como "Reflexo na água", do compositor Francês ClaudeDebussy (1862-1918), pioneiro do movimento. O Impressionismo abandona a música tonal – estruturada a partir da eleição de uma das doze notas da Escala (as sete básicas e os semitons) – como principal. Sustenta-se nas escalas modais ( definidas a partir da recombinação de um conjunto de notas eleito como básico paras as melodias de uma cultura), vindas do Oriente, da música popular européia e da Idade Média.

As obras de Debussy é marcado por uma proximidade com poetas do simbolismo. Prelúdio para a "Tarde de um Fauno", considerado marco do impressionismo musical, ilustra um poemo da simbolista Stéphane Mallarmé. Na ópera, Debussy rejeita o formalismo e a linearidade, como em Pelléas et Melisande. Outro grande nome é o francês Maurice Ravel (1875-1937), autor de "A Valsa e Bolero."

São duas as fontes mais importantes do impressionismo: a fotografia e as gravuras japonesas (Yukiyo-e). A primeira alcançou o auge em fins do século XIX e se revelava um método ideal de captação de um determinado momento, o que era uma preocupação principal para os impressionistas.
Respondido por maddurocha
1

Resposta:

As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, observando e pintando ao ar livre, coisa que antes era incomum, mantem ainda a realidade porem trata a luminosidade por meio do espectro cromático, fazendo com que a imagem seja criada na retina do observador.

Explicação:

Perguntas interessantes