Qual a diferença de aporte nutricional necessária entre um atleta de basquete e um maratonista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diferença está no substrato:
No Jogador de basquetebol o principal substrato são os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), enquanto no Maratonista é o carboidrato.
Explicação:
O consumo apropriado de carboidrato é fundamental para a otimização dos estoques iniciais de glicogênio muscular, a manutenção dos níveis de glicose sangüínea durante o exercício e a adequada reposição das reservas de glicogênio na fase de recuperação. Além disso, a ingestão de carboidrato pode atenuar as alterações negativas no sistema imune devido ao exercício
Conhecidos como a principal fonte de energia do ser humano, os carboidratos são responsáveis por diversas funções de nosso metabolismo. Por atuarem como combustível para o corpo, seu baixo consumo pode causar diversos prejuízos — principalmente ao sistema nervoso central.
Sem os carboidratos, não conseguiríamos realizar nenhuma atividade, afinal, são eles que fornecem energia para as células do organismo. Além disso, sua carência pode resultar em dificuldades de concentração, falta de ânimo, fraqueza, cansaço, tonturas e dores de cabeça.
Os macronutrientes, embora com importâncias nutricionais e energéticas diferenciadas, devem fazer parte da dieta do desportista nas proporções adequadas.
Os macronutrientes integram os carboidratos, proteínas e lipídios — isto é, as gorduras.
Os macronutrientes podem ser definidos como os elementos que fornecem grande parte da força e do vigor físico necessário para o nosso corpo se manter ativo. Por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são considerados indispensáveis para uma vivência saudável.
Responsáveis por fornecer 100% de nossa energia, sua ingestão diária é fundamental para a conquista de um corpo saudável, equilibrado e bem-disposto.