Geografia, perguntado por elaineoliveira1234mg, 7 meses atrás

Qual a diferença da globalização do século XV com a globalização atual


me ajudem pfvvv​


hezekyellloko: globalização e compreenda como ... No presente texto, apontaremos a formação do sistema-mundo atual a partir de quatro fases da globalização, ... A Primeira Fase da Globalização (século XV ao XIX) ... Aqui você aprende qual a diferença entre esses dois processos de divisão

Soluções para a tarefa

Respondido por Beatrizborek2003
1

Resposta:

vou tentar te explicar sem muita cópia, mas vc pode dar uma resumida se quiser. Espero ter ajudado.

Explicação:

primeiramente temos que olhar para o cenário do séc xv, onde as nações viviam praticamente isoladas entre si, afina, não existiam meios eficientes que proporcionassem a sua interação direta. Foram as grandes navegações que possibilitaram as viagens de longa distancia, mesmo que demorassem muito tempo de ida e vota. Os povos do sec xv saíram de seus países natais em longas e traiçoeiras viagens de navio para desbravar outros países não com a intenção de fazer amiguinhos e serem felizes, mas de conhecer novos mercados, novas riquezas, novas matérias primas, fazer novas conquistas. Temos como exemplo a busca pelas Índias por novos caminhos e a tomada da Constantinopla pelos turco-otomanos. m resumo, a principal característica desse período foi a formação das colônias europeias na América e, mais tarde, na África e na Ásia, tornando o “velho continente” como o grande precursor e articulador da globalização e da mundialização do sistema capitalista em todo o planeta.

agora vamos olhar o cenário da última fase da globalização registrada (1989 até os dias atuais), o muro de Berlin caiu, a guerra fria acabou o mundo tem uma nova ordem mundial. o capitalismo avançou por todo mundo e fazer viagens para outros países é muito mais fácil, demora menos tempo, temos aviões, automóveis, conseguimos nos comunicar a longas distâncias através da tecnologia. No plano político, consolidaram-se o poderio econômico e militar dos Estados Unidos e a formação de polos “secundários”, tais como a União Europeia, a China e a Rússia.  Aqui o objetivo é bem parecido com o do sec xv, mas os meios dispostos para realizá-los são incomparavelmente mais rápidos.

Perguntas interessantes