A ação recursal tem por finalidade a anulação, reforma ou integração de determinada decisão judicial em primeiro grau, segundo grau ou instâncias superiores. Consiste, na reanálise de ponto questionado a ser realizada por órgão hierarquicamente superior.
Tomando como referência o recurso especial, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O recurso especial é cabível nas causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios.
( ) São hipóteses de cabimento do Recurso especial, quando a decisão recorrida: contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; julgar ato de governo local contestado em face de lei federal; ou der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja dado outro tribunal.
( ) Para o cabimento ou admissibilidade do recurso especial, não se exige que tenham sido esgotadas as vias recursais ordinárias no Tribunal de origem.
( ) Exige-se, ainda, o prequestionamento, isto é, o fato de a matéria jurídica questionada ter sido discutida na instância ordinária.
( ) O STJ não aceita o prequestionamento implícito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F – V – F – V – V.
b.
F – V – V – V – F.
c.
V – V – F – V – F.
d.
F – V – V – F – V.
e.
V – V – F – F – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: c.
V – V – F – V – F.
Explicação: jurisprudência do STJ afirma que, para admissibilidade do recurso especial, admite-se o prequestionamento implícito. ... Como se percebe, na jurisprudência dos tribunais superiores, as expressões “prequestionamento explícito” e “prequestionamento implícito” são apenas nomes diferentes dados à mesma regra.
Respondido por
0
Resposta:
V – V – F – V – F.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA.
Perguntas interessantes