Geografia, perguntado por Duanny1, 1 ano atrás

Qual a difença entre força de trabalho e meios de produção

Soluções para a tarefa

Respondido por ErickNeves
3
Segundo a teoria marxista, meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.1Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção: instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc), infraestrutura (abastecimento de água, fornecimento de energiatransportestelecomunicações, etc), máquinasferramentas, etc.Os objetos de trabalho são os elementos sobre os quais é aplicado o trabalho humano - recursos naturais (terramatérias-primas).Segundo a teoria marxista, a força de trabalho humana e os meios de produção constituem as forças produtivas, as quais, juntamente com as relações de produção (sociais e técnicas), constituem o modo de produção - comunista primitivoescravagistafeudalcapitalistaou socialista.2 A cada modo de produção corresponde uma estrutura social - ou seja, um modo de organização da sociedade - e um determinado padrão de relações entre os membros da sociedade. Ao modo de produção capitalista, corresponde uma estrutura de classes, na qual a propriedade dos meios de produção determina a posição da burguesia como classe dominante.

Força de trabalho pode significar:O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade.1Pode ser usado como um sinônimo de população ativa.2A capacidade dos trabalhadores de produzirem riqueza material ou, mais precisamente, as aptidões e habilidades humanas submetidas à condição de compra e venda, isto é, sob a forma de mercadoria. Trata-se de um conceito crucial em Marx, na sua crítica à economia política capitalista. Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas. Em O Capital, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial. Os proletários são, por definição, privados de meios de vida. O proletariado como classe constitui-se, portanto, daqueles que não tem outro meio de subsistência a não ser a venda, comomercadoria, de suas aptidões e habilidades ao capitalista (proprietário dos meios de produção). O custo da força de trabalho corresponde ao salário e consiste no custo da sua reprodução (incluindo habitaçãoalimentaçãosaúde, etc. do trabalhador e suafamília). Porém essa mercadoria - a força de trabalho - gera mais valor do que ela mesma custa. Esse excedente é a mais-valia, trabalho não pago que é apropriado pelo capitalista sob a forma de lucro.
Respondido por TharlisAraujo
4
meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho e força de trabalho são o numero de pessoal que trabalham e usam a força do trabalho
Perguntas interessantes