Qual a definição de Comunicação não violenta? Quais os seus quatro componentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia.
Explicação:
1- Observação: Observar sem julgar
Observar é olhar para a situação de uma forma neutra, com atenção, interesse, sem fazer julgamentos, guardando sua opinião para si ou para expressá-la de modo específico no momento e contexto apropriados.
2- Sentimentos: Identificar sentimentos
Não é tarefa fácil desenvolver um vocabulário de sentimentos para nos expressar de forma clara e específica quanto às emoções sentidas em determinadas conversas. A nossa cultura como também conceitos religiosos provocam um bloqueio psicológico, que resulta na ocultação de diversos sentimentos. Identificar e dar nomes às nossas emoções e às emoções do outro, distinguindo sentimentos dos pensamentos, é muito importante para a CNV. É fundamental aprender a identificar nossos sentimentos para saber como lidar com eles.
3 – Necessidades: Reconhecer e assumir os sentimentos
É saber reconhecer a necessidade que cada pessoa tem e que está escondida atrás de cada sentimento, de cada fala, de cada atitude tomada, para construir uma comunicação mais equilibrada e empática. Assim, quando as necessidades são identificadas, e cada pessoa se responsabiliza pelos seus sentimentos, consegue-se estabelecer uma conexão com si próprio e com os outros, conscientizando-se de que as atitudes e falas das pessoas podem estimular nossos sentimentos, mas não ser a causa deles. Somos nós que escolhemos a maneira como queremos receber o que as outras pessoas estão fazendo e falando sobre nós.
4- Pedido:
Quando conseguimos expressar aquilo que observamos, sentimos e necessitamos, fazemos então um pedido de forma clara e objetiva com o desejo de satisfazer nossas necessidades.
A Comunicação Não Violenta é um método de comunicação verbal e não verbal baseado no respeito, empatia e compaixão, que favorece as relações humanas. Seus quatro componentes são: observação, sentimento, necessidades e pedido.
O que é Comunicação Não Violenta e quais seus componentes?
A Comunicação Não Violenta (CNV), proposta pelo psicólogo Marshall Rosenberg (1934 - 2015), é um método de comunicação baseado em técnicas que contribuem para o respeito, a empatia e a compaixão, favorecendo a conexão entre seres humanos.
Nesse sentido, é composta por quatro componentes que visam a produção de respostas mais conscientes:
- Observação - consiste na observação do que ocorre na situação sem a presença de juízos de valor, identificando o que lhe agrada ou não ali;
- Sentimento - consiste na compreensão e nomeação dos sentimentos despertados na situação;
- Necessidades - consiste no reconhecimento das necessidades relacionadas aos sentimentos identificados para que aumente-se a possibilidade de que suas necessidades sejam atendidas;
- Pedido - consiste na solicitação, clara e objetiva, de ações que possam atender às necessidades identificadas.
Aprenda mais sobre a Comunicação Não Violenta:
brainly.com.br/tarefa/10677146