Filosofia, perguntado por brunovic26, 10 meses atrás

qual a contribuição dos sofistas para a democracia ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por limtrf
2

Resposta:

Explicação:Aos sofistas lhes coube elaborar teoricamente e legitimar o ideal democrático da nova classe em ascensão: a dos comerciantes enriquecidos, pois eles eram os mestres da retórica, a famosa técnica de convencimento do interlocutor, e também da oratória: a arte de falar em público.

Muitas vezes percorriam as cidades-estados como verdadeiros professores itinerantes, fornecendo os seus ensinamentos, técnicas e habilidades aos governantes e aos políticos em geral.

Por meio da chamada paidéia (um conceito complexo que só de forma inadequada pode ser traduzido como formação da cultura, tradição e educação gregas), os gregos elaboraram uma nova forma de educação, capaz de satisfazer os ideais do homem da pólis, e não mais do aristocrata, superando assim, os privilégios da antiga educação, para a qual apenas aqueles que pertenciam a uma linhagem de origem divina tinham acesso.

A exigência que os sofistas vêm satisfazer não é apenas de ordem teórica, mas também prática, voltada para a vida. Os sofistas acabaram sendo os responsáveis por preparar o cidadão para a participação na política por meio do ensino da retórica, ou seja, da arte do bem falar, da utilização de um discurso persuasivo.

Perguntas interessantes