Filosofia, perguntado por vinicius8gato, 1 ano atrás

Qual a contribuição de santo agostinho e Tomás de Aquino para doutrina filosófica?

Soluções para a tarefa

Respondido por ArianaSilva18
43
A Escolástica predomina entre os séculos V e XIII, como um conjunto de doutrinas oficiais da Igreja influenciadas pelos pensamentos de Platão e Aristóteles, utilizados para a argumentação e pensamento discursivo de seus expoentes, entre eles, São Tomás de Aquino.
As obras deste teólogo italiano representaram uma das principais correntes filosóficas da época e ficaram conhecidas como Tomismo.
Santo Agostinho, representante da patrística (Nome dado a filosofia cristã elaborada pelos Padres. Consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra as heresias), procurou integrar a filosofia grega à religião cristã, identificando conceitos platônicos sobre o mundo das idéias para associar com o divino.
Considerava que, o homem recebe de Deus o conhecimento para verdades eternas, um conceito que foi adotado pelos padres da Igreja Católica, marcando o debate entre fé e razão
Respondido por Clarinha123317
6

Para Santo Agostinho a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem e sendo a alma também sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão. Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas e garante a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.

Perguntas interessantes