Sociologia, perguntado por rregi1234, 1 ano atrás

qual a consequência da mais-valia nas relações entre empregados e empregadores?

Soluções para a tarefa

Respondido por ogirdoro
3
O patrão fica cada vez mais rico.
Respondido por Usuário anônimo
0
A consequência é que o empregado ganha um local para trabalhar e mais dinheiro, melhorando suas condições econômicas e sociais. 
Tem pessoas que dizem que mais-valia é injustiça ou só torna o patrão cada vez mais rico, explorando a classe trabalhadora. Isso é MENTIRA.

Mais-valia é tipo assim:
João trabalha na fábrica de produzir relógio. Ele produziu um relógio. O relógio que ele produziu vai ser vendido por 1000 reais. Mas, a cada relógio produzido por João, ele ganha apenas 500 reais. Dos outros 500 reais, 300 ficam para pagar o material usado pra fazer o relógio e 200 ficam para o lucro do empresário.
Segundo a lógica (errada) de Karl Marx, o patrão está explorando o empregado porque se o empregado produziu um relógio de 1000 reais, logo, ele tem que ganhar 1000 reais. 

Provando que a teoria da mais-valia não tem sentido:

Uma pessoa não vai ganhar dinheiro imediatamente quando abre um negócio. 
Vamos pegar como exemplo um restaurante.
Uma pessoa, quando abre um restaurante, não ganha dinheiro imediatamente.
Primeiro ela tem que economizar muito dinheiro. Ou seja, ela deixa de gastar o dinheiro dela planejando, no futuro, investir abrindo um restaurante.
Então digamos que ele economizou dinheiro por 10 anos e conseguiu 200.000 reais.
Quanto tempo o restaurante vai trazer de volta os 200.000 reais que ele gastou abrindo o restaurante ? Não sabemos, pode ser 1 ano, 20 anos, ou até mesmo não dar lucro nunca.
Por que o funcionário tem que dar uma parte do seu salário para o dono (mais-valia) ? Porque o dono foi quem abriu esse restaurante. Ele poderia simplesmente não ter economizado dinheiro e não ter aberto o restaurante, e esse funcionário estaria desempregado.
Bom, tem gente que, ainda sim, diz que mais-valia é injustiça.
Vamos pensar outras alternativas mais "justas" então:
1 - Todos os empregados se unem e abrem um restaurante. E, enquanto esse restaurante não der lucro, eles não ganham dinheiro. (Lembrando que o lucro de um restaurante pode levar meses, anos ou até pode nunca existir. Neste último caso, todos teriam trabalhado sem ganhar nada por anos). 
2 - Todos os funcionários trabalham de graça por 10 anos para pagar o prejuízo inicial da empresa e, depois disso, eles ganham algum dinheiro SE o restaurante obtiver lucro.

Essas duas alternativas parecem meio ruins, não ? É difícil viver sem dinheiro por anos, não é ? Pois é...

Então o que acontece na mais-valia ?
Acontece uma troca: o funcionário produz um produto de 1000 reais, ganha 500 reais, da 300 para pagar os gastos da empresa e deixa o patrão ficar com 200 (isso é um exemplo), mesmo que a empresa esteja dando prejuízo ou lucro. Isso acontece porque o patrão foi quem investiu na criação empresa.
Então, mesmo se a empresa falir, o funcionário vai ganhar o dinheiro.

Se algum adepto do Marxismo/Comunismo falar que o patrão explora seus funcionários ou empregados, saiba que isso é mentira.
Perguntas interessantes