Qual a concentração real de uma solução de HCl 0,1 mol.L-1 que foi padronizada da seguinte maneira: uma alíquota de 20 mL do ácido foi adicionada em um erlenmeyer e algumas gotas de indicador vermelho de clorofenol foi acrescentado. Uma solução
de Na2CO3 0,200 mol.L-1 foi preparada e usada para titulação com o HCl, obtendo-se os seguintes volumes em três determinações determinações: 20,6; 20,9 e 20,3 mL no ponto de equivalência equivalência. R = 0,103 mol.L-1
Soluções para a tarefa
Olá!
Durante a padronização de uma solução conseguimos determinar com maior precisão a concentração de certos reagentes. A padronização normalmente é feita através de uma titulação em triplicata.
Neste caso estamos fazendo a titulação do ácido clorídrico (HCl) supostamente 0,1 mol/L, utilizando um padrão primário para titulá-lo (o sal Na₂CO₃). Como este sal é um padrão primário, foi pesado para preparar uma solução exatamente 0,200 mol/L (maior precisão na medição).
Como a titulação é feita em triplicata, vamos calcular os três valores de concentração encontrados para o HCl (um para cada volume titulado) e em seguida fazer a média.
Para calcularmos a concentração de HCl vamos observar a equação da reação:
2HCl + Na₂CO₃ ⇄ 2NaCl + CO₂ + H₂O
A relação estequiométrica portanto é 2:1 (2 mols de HCl para 1 mol de Na₂CO₃)
Como quantidade de matéria (número de mols) pode ser calculada pela fórmula:
Podemos relacionar o número de mols da equação da seguinte forma:
2(C₁V₁) = C₂V₂
Onde C₁ = concentração de HCl (o que desejamos descobrir)
V₁ = Volume de HCl titulado (em L)
C₂= concentração do Na₂CO₃
V₂ = Volume de Na₂CO₃ gasto na titulação. (em L)
Vamos aos cálculos:
1) 2(C₁V₁) = C₂V₂
2)
3)
Agora basta calcularmos a média das concentrações: