qual a classificaçao dos individuos nas atividades e exercicios fisicos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ruim, grande parte das pessoas comem comidas não saudáveis e altamente calóricas sem a preocupação de praticar atividade física e, por isso, o número de obesos no mundo é tão elevado(cerca de 2 bilhões de pessoas, o que equivale, aproximadamente, à 30% da população mundial).
Explicação:
Att: Izaias Bernardo.
Resposta:
O grande avanço tecnológico e da informática produziram e produzem diversas e importantes mudanças nos hábitos de vida da humanidade. Esse desenvolvimento trouxe facilidades para a vida diária das pessoas, levando muitas vezes ao surgimento de doenças relacionadas à hipocinesia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como sendo um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2006).
De acordo com Caspersen (1985), a atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela contração voluntária da musculatura esquelética, que resulta em um gasto energético.
A atividade física também pode ser destacada como sendo uma das formas que minimizam os danos causados pelo envelhecimento. Essa relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida, sugerindo que a prática de atividade física por pessoas idosas é de importância fundamental para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, destacando o câncer e as doenças cardiovasculares como as principais causadoras da morte (MATSUDO et al., 2001a).
Entretanto, a aderência a um estilo de vida ativo e saudável pode ser assegurada desde a juventude, para que, ao passar dos anos, os prejuízos do organismo ocorram de forma gradual e minimizada.
Torna-se cada vez mais importante a adoção de práticas de atividade física, por meio de programas de intervenção, nas horas de lazer e durante o horário de trabalho, sendo estas essenciais para a contribuição do equilíbrio físico e mental. Além disso, a prática regular de atividade física representa uma forma para a aquisição e manutenção de uma boa qualidade de vida (SALVE e BANKOFF, 2004).
A Declaração de Alma-Ata, formulada devido a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, que busca a prevenção e promoção da saúde a todos os povos do mundo, se mantém atualizada quanto aos seus objetivos. A confirmação científica da importância da atividade física e programas de exercício, bem como a necessidade da mudança de determinados comportamentos nocivos, são essenciais para tal finalidade (SIQUEIRA, 2009).
Diversas são as interferências que levam o indivíduo a praticar ou não exercício físico e, devido a tais influências, muitas pessoas deixam a desejar e acabam mantendo baixos níveis de atividade física. Nesse sentido, a manutenção de um estilo de vida ativo associada a variados fatores comportamentais como, por exemplo, manter uma alimentação adequada, uma boa higiene, não fazer uso de drogas lícitas e ilícitas, são meios que irão proporcionar benefícios para melhoria da saúde do indivíduo (BUSS, 2010).
Guedes et al. (2006) também ressaltam tais fatores e dentre eles a jornada de trabalho. Dessa maneira, universitários que levam uma vida intensa de estudos e trabalhos acadêmicos acabam deixando a atividade física em segundo plano. No entanto, cursos da área da saúde tendem a manter um considerável nível de atividade física (NAF) devido à melhor compreensão dos benefícios da atividade física para a promoção e manutenção da saúde do indivíduo e por se tratarem de cursos com particularidades quanto à prática motora (BASTOS et al., 2010). Nesse sentido, questiona-se: o tempo em que freqüentam o curso irá influenciar diretamente na busca pela prática, ou seja, quanto maior o conhecimento dos benefícios maior será o NAF?
Partindo dessas considerações, o objetivo do estudo foi traçar o perfil do NAF dos graduandos em Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e comparar essa variável entre as turmas/períodos do curso.
Explicação: