História, perguntado por edhuardo100pasa9j, 1 ano atrás

qual a atual situação politica da Turquia?
Pegueno resumo​

Soluções para a tarefa

Respondido por juleite2021
3

Explicação: A República turca foi proclamada 29 de outubro de 1923 por Mustafa Kemal. Com excepção de um curto período durante o qual uma junta militar apreendeu-se do poder em 1960-1961, a Turquia permaneceu uma democracia parlamentar até em 1980. À esta data, o exército retomou o controlo do país; uma nova Constituição então foi ratificada por referendo em 1982 e um governo civil restabelecido no fim de 1983. O exército conserva contudo um papel informal fundamental na vida política da Turquia como fiador do sistema laico instaurado por Mustafa Kemal.

A Constituição de 1982 instaura um regime parlamentar. O presidente da República é o chefe do Estado, o fiador da Constituição, o representante da República e a unidade da nação, e o comandante chefe dos exércitos. Elegido por sete anos pelo Parlamento, goza de prerrogativas importantes; pode nomeadamente opôr o seu veto à projetos de lei, e nomeia juizes. O presidente da República designa o Primeiro ministro que dirige o governo. Para poder ser nomeado à esta função, o Primeiro ministro deve igualmente ser deputado.

Desculpe mais não deu para resumir muito, espero ter ajudado


edhuardo100pasa9j: me ajudou muito <3
juleite2021: <3
edhuardo100pasa9j: consegue falar um pouco sobre a atual situação politica e economida da siria?
juleite2021: posso ver se tenho algumas anotações
juleite2021: A Síria continua a viver uma situação complicada por causa da guerra civil. De um lado, há os rebeldes que são apoiados pelos americanos, eles recebem armas e treinamentos para combater o governo ditatorial de Bashar al-Assad. Do outro, está o governo do ditador que é apoiado pelos russos.

E para piorar a situação, o norte do país é constantemente atacado pelo Estado Islâmico, que deseja manter sob seu poder parte do território Sírio
juleite2021: isso política
juleite2021: A Síria é considerada um país em desenvolvimento, com uma economiadiversificada, baseada na agricultura,[4] na indústria e na produção de energia. Durante a década de 1960, devido à ideologia socialistade seu governo, foram nacionalizadas as principais empresas do país e foram adotadas políticas econômicas que visavam reduzir as disparidades regionais e entre classes sociais.
Em julho de 2013, devido ao desgaste da guerra civil que assola o país, a economia síria sofreu sérios danos.
juleite2021: registrando um encolhimento de 45% desde o começo das hostilidades. O desemprego, que já era alto, atingiu níveis históricos e a moeda síria se desvalorizou quase que completamente e o setor público perdeu mais de 15 bilhões de dólares. A infraestrutura do país também se deteriorou consideravelmente por causa dos combates.[5] Em 2014, o regime sírio estimou em US$ 31 bilhões de dólares as perdas que o país sofrera com o conflito até aquele momento.[6]
juleite2021: essa duas partes são continuações
Perguntas interessantes