QUAL A
A SITUACÃO ATUAL DOS REFU
NO BRASIL
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brasil tem se tornado uma referência internacional em resposta humanitária desde o início da Operação Acolhida. Com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), conciliando esforços com outras agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil, a força-tarefa do Governo Federal foi criada para lidar com o crescente fluxo de refugiados e migrantes venezuelanos, reforçando o histórico do país como uma nação que acolhe pessoas vítimas de deslocamento forçado.
Mesmo com resultados expressivos até o momento, há muitos desafios diante da entrada diária de 500 venezuelanos, em média, por Roraima. A questão foi tema de debate das Comissões de Relações Exteriores e de Direitos Humanos do Senado em audiência pública realizada na quarta-feira (10), em Brasília (DF).
Foram convidados para compor a mesa de debate representantes de ACNUR, Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Associação Compassiva e Instituto Migrações e Direitos Humanos.
O embaixador Luis Fernando Abott Galvão, diretor do Departamento de Nações Unidas do Ministério de Relações Exteriores, fez questão de sublinhar que o Brasil se diferencia de outras nações no acolhimento de pessoas deslocadas à força.
“Muitos países dificultam ou até impedem a entrada de refugiados em seus territórios. Não é o caso do Brasil”, defendeu o embaixador. “Apenas 0,1% da população brasileira – uma a cada 1 mil pessoas – é refugiada ou solicitante de refúgio”, esclareceu Galvão.