Quais transformações a produção do excedente agrícola causou
nas aldeias?
Soluções para a tarefa
A produção de excedentes agrícolas fez com que, pela primeira vez, fosse possível que alguém não trabalhasse diretamente com a sua própria subsistência, o que fez surgir as formas especializadas de trabalho não-agrícola.
Com isto foram dadas as condições para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiaram a todos, como irrigação e escrita, maior organização das forças políticas, possibilidade de formar exércitos mais profissionais e crescimento demográfico das aldeias, que passaram a ser cidades.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
Desde o período neolítico, quando o ser humano passou a praticar a agricultura, principalmente na região da Mesopotâmia, aprendendo a domar os rios, houve casos de excedentes agrícolas.
No começo esses excedentes eram poucos e eram divididos entre a própria comunidade.
Mas a população foi aumentando e foi aumentando também o cultivo de terra, de modo que houve grande excedente agrícola o que proporcionou ao camponês a troca por ferramentos e outros produtos. Dessa forma pode-se notar que o comércio dava seus primeiros flertes com a civilização. Com isso foi dado início às primeiras cidades da humanidade.
A rica região da Mesopotâmia começou a receber mercadores de outras terras. E assim também foi se difundindo o comércio marítimo.
Sucesso nos estudos!!!