quais tipos de exames ou tratamentos os aparelhos de raio x odontológico faz?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A radiologia odontológica engloba o raio x da boca (dentes, gengiva, maxilares, entre outros). Estes exames de radiologia (que usam raios x) são usados diariamente pelos médicos dentistas no seu consultório ou recorrendo, em alguns casos, a centros especializados neste tipo de exames.
Os raios x (RX) são meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), usados com muita frequência, para além da cavidade bucal, nos diversos órgãos do corpo humano, sendo mesmo o exame médico mais antigo e mais utilizado na imagiologia médica.
Conheça, de seguida, os principais exames na radiologia odontológica.
Radiação ionizante
Um raio x é um exame não invasivo, que não provoca dor ao doente e que ajuda os médicos a efetuar o diagnóstico e o plano de tratamento de distintas doenças. No entanto, ao realizar o exame, fica exposto a radiação ionizante.
Radiografia intraoral e extraoral
Podemos subdividir as "técnicas radiográficas odontológicas" em radiografia intraoral que, como o próprio nome indica, são feitas no interior da boca, e em radiografia extraoral (radiografia fora da boca).
Tipos de exames
Um raio x odontológico é um exame de radiologia que serve para diagnosticar diversas doenças dos dentes e da gengiva. Podemos identificar vários tipos de RX odontológicos, permitindo obter diferentes perspetivas das estruturas anatómicas a estudar.
Radiografia periapical
A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que é utilizado para observar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), bem como as estruturas anatómicas contíguas, isto é, que estão à volta dos dentes. Esta radiografia pode ser utilizada para efetuar o estudo de qualquer um dos dentes (molares, pré-molares, incisivos e caninos), tanto na arcada dentária superior como na inferior.
Radiografia bite wing
A radiografia bite wing ou interproximal é um exame semelhante ao RX periapical, todavia ainda mais restrita. Pretende observar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores numa única imagem, sobretudo os posteriores e a crista óssea vizinha ao dente (topo do osso localizado entre os dentes).
Radiografia oclusal
A radiografia oclusal é também, à semelhança das anteriores, um tipo de radiografia intraoral, sendo a película radiográfica, no seu caso, colocada entre os dentes do maxilar superior e os do inferior, como se o paciente a estivesse a “morder”.
Ortopantomografia
A ortopantomografia, também denominada de radiografia panorâmica permite obter imagens do maxilar superior e inferior, observando assim ambas as arcadas dentárias (os dentes todos), e algumas estruturas anatómicas vizinhas, designadamente os seios maxilares e as articulações entre a mandíbula e o crânio (ATM). Este exame possui indicação no diagnóstico e tratamento de diversas patologias.
Radiologia odontológica digital
Quando comparadas com os formatos analógicos, as imagens em formato digitalizado expõem distintas vantagens, sobretudo, ao nível da facilidade de aquisição, de arquivo ou de armazenamento e partilha das radiografias. A radiografia digital permite também ao médico dentista acertar e modificar algumas características das imagens (zoom, contraste, brilho, etc.) possibilitando assim uma melhor observação de determinadas estruturas e tecidos.
Saiba mais em: https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/radiologia-odontologica/
Espero ter ajudado!