Quais são os três modos verbais; relate sobre as peculiaridades de cada um. (pesquisa completa)
Soluções para a tarefa
Os verbos são uma classe de palavras que podem variar quanto a pessoa, número, voz, tempo e modo. O último, modo verbal, consiste na significação que o falante ou escritor pretende dar ao verbo, exprimindo sua posição perante a posição verbal. Existem três modos verbais que consistem em:
1. Modo Indicativo: é o responsável por indicar uma certeza, podendo ser algo que ainda irá acontecer ou que já aconteceu, tendo a importância de se ter uma certeza daquilo que se fala ou escreve. Os tempos verbais presentes nesse modo são o presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
Um exemplo de frase: Trabalho todos os dias da semana.
2. Modo Subjuntivo: é o modo que indica uma dúvida, uma incerteza, existindo possibilidades da ação verbal se concretizar ou não. Os tempos verbais correspondentes a este modo são o presente, pretérito imperfeito e o futuro.
Exemplo de frase: Talvez trabalhe amanhã.
3. Modo Imperativo: é o responsável por indicar uma ordem, pedido ou conselho, isto é apresenta-se de forma a expressar o que deseja que determinada pessoa faça. Os tempos verbais deste modo são indefinidos por se tratar de uma ordem ou pedido que ocorrerá no futuro. Sua representação é dada pelo pronome você, logo não existe 1º ou 3º pessoa do singular, existindo duas formas que são o imperativo negativo e o imperativo afirmativo.
Exemplo de frases: Chegue cedo no trabalho. - imperativo afirmativo
Não venha trabalhar amanhã. - imperativo negativo