Administração, perguntado por maiaarafa7609, 1 ano atrás

Quais são os três itens que compõem o conceito econômico dos custos de produção?

Soluções para a tarefa

Respondido por luceliasilvamor
0
Outras classificações possíveis são apresentadas no esquema abaixo.



Fixo e variável

Na agropecuária os custos são, mais comumente, classificados como custos fixos e variáveis dependendo do que ocorre com o custo perante o aumento ou diminuição da produção. Basicamente, faz-se a seguinte pergunta: esse custo varia proporcionalmente à quantidade produzida?

Diante de uma resposta afirmativa, tem-se um custo variável. Por exemplo, o custo com concentrado para os cordeiros em confinamento varia proporcionalmente com a quantidade de cordeiros criados? A resposta é sim, pois quanto mais animais eu tiver, maior será a quantidade de concentrado necessária para alimentá-los, ou ao contrário, quanto menos animais, menor o gasto com concentrado.

Já se a resposta à questão é negativa, o custo é fixo. Por exemplo, o valor pago de Imposto Territorial Rural (ITR) varia proporcionalmente com a quantidade de cordeiros criados? Não, pois o pagamento do ITR relaciona-se ao tamanho da área e não conforme a produção. Note que, no caso do custo fixo, ele vai ocorrer mesmo que a produção seja zero.

O somatório do custo variável e custo fixo vai ser o custo total de produção:

CT = CV + CF

Além dessa divisão em CV e CF, podemos ter outras subdivisões para compor a estrutura de apresentação de estimativas de custos, sendo mais comumente utilizados os seguintes custos: total de produção, fixo, variável parcial, variável total, operacional efetivo e operacional total. Maiores detalhes desses custos e exemplos serão apresentados no próximo artigo sobre o tema.

Direto e Indireto

Outra possibilidade de classificação é em direto e indireto. Os custos diretos são aqueles facilmente identificados no produto final e que podemos mensurar claramente por indicadores como horas de mão-de-obra empregada, quilos ou litros de determinado produto. Por outro lado, os custos indiretos são aqueles que não conseguimos mensurar com facilidade e são distribuídos por produto produzido com base em critérios de rateio.

Para a agropecuária essa classificação não é muito empregada, pois é difícil para nós mensurarmos os custos diretamente. Por exemplo, é possível eu saber quantos quilos de alimento concentrado foram gastos por cordeiro. Custos como alimentação e medicamentos podem ser mais fáceis de ser determinados por animal.

No entanto, como impostos e depreciação de máquinas, como distribuir um valor por animal? Já fica mais difícil. Isso exigiria tempo para pensarmos em estratégias de rateio para cada um dos custos que não são mensurados diretamente.

Outra forma simples de pensar é que os custos diretos surgem com o produto produzido e não existem sem sua produção. Por exemplo, só gastaremos com alimento se tivermos um animal para produzir, entretanto se temos um trator, ele vai depreciar mesmo que não tenha animal para produzir.

Implícitos e explícitos

Com relação aos custos caixa e não caixa ou explícitos e implícitos, esses são relacionados à saída direta de dinheiro. Os custos explícitos são aqueles que representam saída de dinheiro, como por exemplo, o custo com medicamentos, pagamento de mão-de-obra, alimentação, entre outros.

Já os custos implícitos são aqueles que não representam saída direta de dinheiro, como é o caso da depreciação que foi tema do artigo anterior Depreciação deve ser considerada como custo de produção?

No próximo artigo, essa classificação será abordada com mais detalhes e exemplos.
Perguntas interessantes