QUAIS SAO OS TIPOS DE DILATAÇAO TERMICA? EXPLIQUE OS.
DOU A MELHOR RESPOSTA!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a dilatação volumétrica, que está ligada ao aumento do corpo em três dimensões, ou seja, com o aumento da temperatura o corpo sofre variação no comprimento, na largura e na altura.
≈ √ Vamos lá √ ≈
→ Resposta:
Nos estudos da termologia, levamos em conta três tipos de dilatação térmica, sendo eles:
- Dilatação linear;
- Dilatação superficial;
- Dilatação volumétrica.
→ Explicação:
≡ Dilatação térmica
Em física podemos dizer que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas. Quanto mais as moléculas de um corpo vibram (agitam), mais espaço elas precisam para vibrar. Dessa forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as moléculas que compõem o corpo. Diante disso, se o aumento de temperatura produz expansão térmica do corpo, uma redução de temperatura provocará diminuição de volume, isto é, provocará a contração do corpo.
≈ Dilatação linear
Dilatação térmica linear é um fenômeno em que um corpo de formato alongado sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura.
≈ Dilatação superficial
Dilatação superficial é o fenômeno físico que consiste no aumento das dimensões espaciais, como comprimento e largura de um corpo, em razão do aumento de temperatura.
≈ Dilatação volumétrica
Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura, por causa de um aumento de temperatura.