quais são os temas abordados nos livros de Carolina de Jesus?
Soluções para a tarefa
Livros
Quarto de despejo: diário de uma favelada
O livro é um retrato do cotidiano cruel vivido por Carolina enquanto moradora da favela do Canindé, em São Paulo. Com realismo cru, são tratadas suas impressões sobre a pobreza e a fome, permeando seu ímpeto incontrolável de escrever.
Casa de alvenaria: diário de uma ex- favelada
Neste livro, Carolina Maria de Jesus traz novas perspectivas de sua vida, agora morando em uma casa feita de tijolos. Suas falas sobre a fome e a miséria agora cedem o lugar para novas surpresas, impressões, alegrias e desencantos da vida após o sucesso de seu primeiro livro.
Pedaços da fome
No primeiro romance de sua autoria, Carolina conta a história de uma jovem branca e rica que mora no interior paulista e se casa com um homem branco considerado “de bem”. Em sua narrativa, experimenta as técnicas do gênero abordando temas como patriarcalismo e as desigualdades raciais e sociais.
Provérbios
Na obra, a autora traz aos leitores algumas reflexões por meio dos seus provérbios. É o último livro de Carolina publicado em vida.
Ano de publicação: 1963
Publicações póstumas
Diário de Bitita
A obra traz as memórias de infância de Carolina enquanto vivia em Sacramento, Minas Gerais. Faz um recorte da opressão e da injustiça social, do abuso de poder e do racismo que sempre permeou a realidade brasileira.
Meu estranho diário
O livro traz um desabafo solitário da autora em momentos diferentes de sua vida, representados no livro pelas mudanças sociais e geográficas que fez durante sua trajetória. Aborda também suas impressões pessoais sobre uma sociedade que não enxergava pessoas como ela.
Antologia pessoal
Organizado por José Carlos Sebe Bom Meihy, o livro traz poemas escritos por Carolina que trazem a mesma temática de suas outras obras em formato de versos.
Onde estaes felicidade?
Lançada no ano do centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus, a obra traz dois textos ainda inéditos da autora da forma como foram escritos, sem interferências de revisão e correção de erros gráficos. O livro traz ainda uma seção de artigos e ensaios sobre suas memórias do cotidiano e um ensaio fotográfico sobre a favela.
Meu sonho é escrever… contos inéditos e outros escritos
Organizado por Maria Nilda de Carvalho Motta e Raffaella Fernandez, a obra trata-se de uma coletânea de 58 cadernos e 5000 páginas compostas por romances, poemas, peças de teatro e letras de marchas de carnaval.
Espero ter ajudado!