quais são os sistemas agropecuários do Brasil
Soluções para a tarefa
Os sistemas agrícolas se distinguem a partir do tamanho da área cultivada e do índice de produtividade alcançado. Quando falamos em sistemas agrícolas, nos referimos à agricultura, que se apresenta de duas formas: agricultura intensiva e agricultura extensiva.
Os sistemas agropecuários envolvem a agricultura e pecuária.
São sistemas agrícolas vigentes em nosso país:
Agricultura Intensiva - é baseada na produção contínua de alimentos. Na realidade, este sistema de agricultura é praticado pelo agronegócio, onde vimos a presença marcante de muitas áreas cultivadas no estilo monocultura (única cultura).
Neste sistema, podemos observar: uso de máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras) de alta tecnologia, uso de agrotóxicos para maximizar a produção e sistemas de irrigação de última geração.
Agricultura extensiva - é praticada pelas famílias dos pequenos agricultores. O objetivo deste sistema é promover o sustento das pequenas famílias. Aqui, são utilizadas técnicas simples de manejo com o solo, tais como: capina manual, uso do esterco para adubar a terra e colheita manual.
São sistemas pecuários vigentes em nosso país:
Pecuária Extensiva - o pecuarista deixa o gado à vontade para pastar. Neste tipo de criação, é muito comum o abate de animais para a obtenção de carne (gado de carne). Exemplos: caprinos, bovinos e bubalinos.
Pecuária Intensiva - os animais vivem em confinamento. Neste tipo de criação, é comum fazer a retirada do leite animal. Exemplos: gado bovino e gado caprino.
Lute e conquiste!